URCA alcança aprovação de Doutorado em Diversidade Biológica e Recursos Naturais

A Universidade Regional do Cariri (URCA) celebra uma significativa vitória no campo da pós-graduação strictu-sensu. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do curso de doutorado em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR). Esta nova oferta de doutorado promete intensificar os estudos sobre a biodiversidade na região do Cariri.

Desenvolvida para proporcionar uma compreensão aprofundada e integrada da biodiversidade, a proposta do novo curso também visa oferecer atividades práticas que aprimorem os projetos de tese dos discentes. Atualmente, a URCA conta com 12 programas de mestrado (cinco acadêmicos e sete profissionais) e três de doutorado (um acadêmico e dois profissionais).

O novo curso de doutorado permitirá uma maior interação entre mestrandos e doutorandos, com disciplinas obrigatórias e optativas compartilhadas entre os dois níveis. Estruturado para que os alunos integralizem 42 créditos, o programa incluirá temáticas centrais à biodiversidade.

O professor Dr. Fábio Yamada, um dos autores da proposta, destacou a importância do novo curso para o aprofundamento dos estudos sobre a biodiversidade regional. “O PPGDR sempre sonhou com este doutorado. Agora, ele irá beneficiar muitos discentes da nossa universidade e da região do Cariri, valorizando ainda mais as riquezas da flora e fauna locais”, comemorou Yamada. A proposta também foi elaborada pelos professores Dr. Allysson Pinheiro e Dr. João Calixto.

Políticas de pós-graduação
Nos últimos anos, as políticas de pós-graduação da URCA têm se concentrado na melhoria da qualidade do ensino e na formação especializada da comunidade interna e externa. Essas políticas também visam consolidar a pesquisa científica com um foco significativo na inclusão social, atendendo às demandas socioeconômicas e culturais da região.

O Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR) teve sua origem em julho de 2007, aprovado pela CAPES com uma avaliação conceitual de 4, operando inicialmente como Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular (PPBM) no nível de mestrado.

O curso de doutorado no PPGDR deverá atrair muitos egressos do mestrado, interessados em continuar seus estudos na URCA. O programa tem se mostrado eficaz na formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuem significativamente para a pesquisa e o ensino na região.

Perfil
O curso pretende formar profissionais com sólidos conhecimentos em botânica, zoologia e ecologia, equipados com instrumentação adequada. Esses egressos estarão preparados para atuar como pesquisadores e docentes, comprometidos com a prática científica e pedagógica responsável e ética.

Por Aline Dantas

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário