Crato (CE): Ronda aumenta prisão de jovens envolvidos com tráfico

A prisão recente de três traficantes em Crato por policiais do Programa Ronda do Quarteirão, fecha em 25 o número de traficantes presos no Crato em 2012. O número, quando comparado a período semelhante do ano passado, quando as prisões chegaram a apenas 17, mostra um expressivo crescimento.

Segundo o Capitão Rabelo, comandante do Ronda em Crato, município a 504 km de Fortaleza, os números mostram que as ações preventivas e repressivas ao tráfico vem funcionado. Um dos casos que chamou atenção foi a prisão de Verônica Maria da Conceição, a “Vovó do Tráfico”, de 70 anos, flagrada vendendo pedras de crack no Bairro Gesso.

A Vovó do Tráfico, segundo a polícia, tinha uma ação antiga e foi presa após denuncias anônimas feitas pela comunidade. Ela tem outras passagens pela polícia.

Combater e prevenir
Ao mesmo tempo em que a polícia intensifica as ações, segundo revela Rabelo, os policias detectaram um outro problema: cresceu de maneira expressiva o registro de jovens na faixa etária de 16 a 21 anos envolvidos com o tráfico.

De acordo com a análise do Capitão Rabelo, a participação maior da faixa etária se dá tanto na prática de tráfico como na posição de vítima das drogas. “Consideramos os dois casos preocupantes e precisamos, agora, de ações efetivas de prevenção às drogas para afastarmos esses jovens dessa prática”, afirma o oficial , demonstrando-se preocupado com a situação.

A incidência maior, segundo a Polícia, se dá entre pessoas que residem em bairros periféricos com menores oportunidades de crescimento pessoal e profissionais destes jovens.

Na repressão, explica o comandante do Ronda, sempre que um jovem é encontrado como parte do tráfico os policiais o encaminham aos órgãos competentes, caso do Conselho Tutelar.

Na parte preventiva, o Ronda diz incentivar projetos e realizar palestras que possam contribuir para mudar esse quadro.

Exemplo disso é o Programa Ronda em Ação, que funciona de segunda à sexta-feira com a realização de prática esportiva com jovens de escolas e comunidades carentes.

O programa é realizado em parceria com a Igreja São Francisco, Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Escola Dom Quintino. Envolve jovens de diversas faixas etárias com a prática de karatê, jui jitsu, judô e capoeira.

Professores voluntários e soldados do Ronda trabalham gratuitamente como instrutores, repassando aos jovens noções de direitos humanos e cidadania.

As ações do Ronda do Quarteirão, segundo o Capitão Rabelo considera, “vêm sendo positivas devido à parceria com as comunidades e com a execução do policiamento comunitário,vocação primeira da corporação”.

Entenda a notícia
Crato reproduz, com o drama do avanço das drogas entre os jovens, um problema que é recorrente nas cidades do Interior cearense. Importante centro cultural e econômico do Sul do Ceará, o município depende de uma ação eficiente da PM para sofrer menos os efeitos da situação.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário