Banco Central comunica vazamento de dados de 39 mil chaves Pix

Um total de 39.088 chaves Pix de clientes da 99Pay Instituição de Pagamentos tiveram dados vazados, informou nesta quarta-feira (10) o Banco Central (BC). Este foi o 11º vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

Segundo o BC, o vazamento ocorreu de 26 de junho e 2 de julho e abrangeu o nome do usuário, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara (CPF com asteriscos para não mostrar todos os números), a instituição de relacionamento, a agência e o número da conta.

O vazamento, apontou o BC, ocorreu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. A exposição, informou o BC, ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.

Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Em todos os 11 incidentes com chaves Pix registrados até agora, foram expostas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.

Resposta
Por meio de nota, a 99Pay informou que o incidente de segurança foi sanado e que o vazamento não acarretará perdas financeiras, porque não resultou na exposição de nenhum dado sensível. A instituição informou que o total de usuários afetados representa apenas 0,0003% de sua base e está à disposição para prestar esclarecimentos e apoio.

“A 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de atendimento seguem à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível”, destacou o comunicado.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Novo ensino médio aumenta disciplinas obrigatórias; veja o que muda

Nesta terça-feira (9), a Câmara dos Deputados aprovou a nova reforma do ensino médio, que agora segue para sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A implementação do novo modelo está prevista para o próximo ano, com o formato desse processo ainda a ser definido.

Principais pontos da reforma
Os deputados reverteram várias alterações feitas pelo Senado, incluindo a exclusão da obrigatoriedade do ensino de espanhol e a redefinição da carga horária para alunos do ensino técnico profissional. No entanto, a obrigatoriedade de ter uma escola de ensino médio noturno em cada município, prevista pelo Senado, foi mantida pela Câmara através de uma emenda.

Segundo o texto aprovado, a nova estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adaptada ao novo formato do ensino médio a partir de 2027. A prova contemplará tanto a parte comum do currículo quanto os conteúdos dos itinerários formativos.

Estrutura do Novo Ensino Médio
A reforma mantém a divisão da etapa em dois blocos: a parte comum e os itinerários formativos. A carga horária da parte comum curricular será ampliada de 1.800 para 2.400 horas, de um total de 3.000 horas. Isso resultará em mais tempo dedicado a disciplinas tradicionais como história, geografia e sociologia, além de possíveis impactos na carga de português e matemática.

Para os estudantes da educação técnica profissional, a base geral será de 2.100 horas, com 300 dessas horas combinando formação geral e ensino técnico. A proposta inicial do Senado, que aumentava essa carga horária para 2.400 horas até 2029, foi rejeitada.

Mudanças
O ensino de espanhol não será mais obrigatório e voltará a ser uma opção conforme a disponibilidade das escolas. A reforma também reintroduz a flexibilidade para a contratação de professores sem formação em docência, caso tenham notório saber em determinada área.

Durante a votação, houve tensão no plenário devido à condução do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que aprovou simbolicamente as rejeições do relator Mendonça Filho (União Brasil-PE), causando insatisfação entre parlamentares de esquerda.

Reações
O ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou a aprovação da reforma, destacando o diálogo que envolveu estudantes, professores, entidades diversas e parlamentares. O presidente do Consed, Vitor de Angelo, também manifestou satisfação com o texto aprovado, embora tenha expressado preocupação com a obrigatoriedade do ensino médio noturno em cada município.

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e outros críticos, como o professor Daniel Cara, condenaram a forma como a reforma foi aprovada, prometendo continuar a mobilização por mudanças.

O Movimento Todos Pela Educação celebrou a aprovação do texto, destacando a manutenção da essência da reforma de 2017 e a correção de problemas enfrentados na formulação inicial.

Implementação
Com a aprovação da reforma, o próximo desafio será a implementação das mudanças nas escolas a partir de 2025. Segundo Vitor de Angelo, há sete meses para preparar a efetivação do novo ensino médio reformulado.

Por Aline Dantas

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ministério da Saúde expande programa Farmácia Popular com dez novos medicamentos gratuitos

A partir desta quarta-feira (10), o Ministério da Saúde ampliou a lista de medicamentos gratuitos oferecidos pelo Programa Farmácia Popular. A nova medida inclui remédios para tratamento de doença de Parkinson, colesterol alto, glaucoma e rinite, entre outros. Com esta inclusão, 39 dos 41 itens disponíveis no programa passam a ser distribuídos gratuitamente à população.

De acordo com o Ministério da Saúde, a gratuidade dos novos medicamentos permitirá que pelo menos 3 milhões de participantes do programa economizem até R$ 400 por ano. Antes dessa mudança, os usuários tinham que arcar com uma porcentagem do custo desses medicamentos.

Quais são os novos medicamentos gratuitos?

Confira abaixo a lista dos novos remédios gratuitos disponíveis no Farmácia Popular:

💊 Colesterol alto

• sinvastatina 10mg
• sinvastatina 20mg
• sinvastatina 40mg

💊 Doença de Parkinson

• carbidopa 25mg + levodopa 250mg
• cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg

💊 Glaucoma

• maleato de timolol 2,5mg
• maleato de timolol 5mg

💊 Rinite

• budesonida 32mcg
• budesonida 50mcg
• dipropionato de beclometasona 50mcg/dose


Como obter a medicação?
O Programa Farmácia Popular oferece medicamentos gratuitos para o tratamento de diversas condições, incluindo diabetes, asma, hipertensão, anticoncepção, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Além disso, o programa subsidia medicamentos para diabetes mellitus associada a doença cardiovascular e distribui fraldas geriátricas.

Para obter a medicação, o paciente deve se dirigir a um estabelecimento credenciado, identificado pelo selo "Aqui tem Farmácia Popular". Os documentos necessários para a retirada são:

• Documento oficial de identidade com foto e número do CPF;
• Receita médica dentro do prazo de validade, emitida por médico do SUS ou particular.

Por Bruno Rakowsky
 
Fonte: Revista Cariri

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Solenidade de titulação de Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil terá show musical e abertura de exposição

Nesta quarta-feira (10), o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no Crato, recebe o cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil para a titulação de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Regional do Cariri (URCA). A programação tem início às 18h, no Terreiro das Artes.

A outorga se dá em reconhecimento por seu singular incentivo em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos e sua relevante contribuição para o desenvolvimento da região do Cariri e do país. A solenidade é aberta ao público, gratuita e está sujeita à lotação do espaço. Não haverá apresentação musical do homenageado.

Abrindo as portas para a festa, os grupos de tradição: Reisado de Congo do Mestre Aldenir, Reisado de Caretas do Mestre Antonio Luiz, Coco dos Souza da Mestra Maria Tiê e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto aquecem nosso terreiro para a solenidade, a partir das 17h30.

Em seguida, a sessão solene terá início às 18h, com a presença do Conselho Universitário, do Magnífico Reitor e da Vice-reitora da URCA e do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Na cerimônia, haverá a participação da Camerata de Violões, da Vila da Música Mons. Ágio Augusto Moreira, do Coral da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Governador Virgílio Távora, da Orquestra de Acordeões Sanfonas do Nordeste, do músico Ranier Oliveira e da instrumentista Sidália Maria.

Após a solenidade, a partir das 20h30, Bem Gil e a Banda Fogo Eterno com Moreno Veloso, Mãeana, Guigga e Luíza Britto realizam um show em homenagem a Gilberto Gil, com músicas do compositor. O grupo é conhecido por suas contribuições na união da música popular brasileira com os estilos contemporâneos e toda versatilidade e criatividade na indústria musical.

Exposição Debaixo do Barro do Chão
O Cariri sempre esteve presente na vida e na obra de Gilberto Gil, em especial na sua relação com o cancioneiro de Luiz Gonzaga, filho de Exu, terra pernambucana que faz fronteira com o Crato, cidade onde está localizado o Centro Cultural do Cariri. Nesse cenário, será aberta a exposição Debaixo do Barro do Chão com obras que se conectam com a musicalidade de Gil. A mostra estará disponível para visitação do público a partir do dia 11 de julho.

Com obras de Corrinha Mão na Massa, de Missão Velha, da Mestra Fanca e das Irmãs Cândido, de Juazeiro do Norte e do Mestre Jaime, da Barbalha, a instalação apresentará peças construídas a partir da música De onde vem o baião e outras que se relacionam com a vida e obra do homenageado, e da materialidade imantada da terra. Além das obras, a exposição será composta por registros fotográficos e depoimentos em vídeo.

As “Marias” Cândido Monteiro traz nas peças a identidade do estilo herdado pela mãe, a Mestra Maria de Lourdes Candido. A argila é preparada pela família, incluindo os homens, que preparam o material e se responsabilizam pelo forno, onde as peças são cozidas. Trabalhando a partir de temas retirados do cotidiano, narram histórias pessoais e coletivas, celebrações religiosas e festas tradicionais modeladas no barro.

Mestra Fanca conta a história do Cariri através de seus bordados em tecido, intitulados de “panôs”. Com imagens e textos de sua criação, tece a identidade cultural e salvaguarda em sua arte a memória oral da cultura da região, e de fatos históricos do país. Já Mestre Jaime, mantém viva a cultura da fabricação de ladrilhos hidráulicos, há mais de 60 anos, quando herdou de seu ex-gestor a fábrica onde mora até hoje com seus onze filhos e esposa. Atualmente, o trabalho é conduzido pelo seu filho Cícero José e seu neto, João Paulo.

Estátuas, potes, peças decorativas de barro compõem a arte da mestra ceramista Maria do Socorro Nascimento, a Corrinha Mão na Massa, conhecida por sua inventividade e habilidade com as mãos que a tornaram empreendedora e uma referência de empoderamento feminino

Debaixo do barro do chão tem curadoria de Fabiano Piúba e apresenta a cultura como meio de se chegar e atravessar, como a origem que vem da terra e compõe melodia com a trajetória de Gilberto Gil, exemplo que nos apresenta a cultura como horizonte para a transformação, assim como um bem comum, como a natureza que está inerente em nós.

Programação:

▶️ Apresentação Grupos de Tradição / Horário: 17h30

▶️ Solenidade / Horário: 18h

▶️ Show Bem Gil e Banda Fogo Eterno / Horário: 20h30

*Programação gratuita, aberta ao público e sujeita à lotação do espaço

Serviço:

O quê: Titulação Doutor Honoris Causa a Gilberto Passos Gil Moreira
Quando: 10 de julho de 2024 (quarta-feira)
Onde: Centro Cultural do Cariri, Terreiro das Artes, piso 0
Endereço: Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Bairro Gizélia Pinheiro, Crato, CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

10 de julho

1940 - Philippe Pétain é eleito chefe de Estado da recém criada França de Vichy.
1974 - O poema "Hino dos Bandeirantes" é instituído como letra oficial do Hino do estado de São Paulo.
1991 - Boris Yeltsin (foto) é eleito presidente da Rússia, o primeiro após o regime comunista.

Nasceram neste dia…
1509 - João Calvino, teólogo francês (m. 1564).
1830 - Camille Pissaro, pintor impressionista francês (m. 1903).
1895 - Carl Orff, compositor alemão (m. 1982).

Morreram neste dia…
  138 - Adriano, imperador romano (n. 76)
2004 - Maria de Lourdes Pintasilgo, política portuguesa (n. 1930).
2006 - Randal Juliano, jornalista, radialista e apresentador de televisão brasileiro (n. 1925).

Fonte: Wikipédia