Prouni: pré-selecionados devem apresentar documentação até quarta-feira (14)

Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2024 devem apresentar sua documentação às instituições de educação superior até quarta-feira (14).

O programa federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. A iniciativa tem duas edições por ano.

Em 2024, o MEC ofertou 651.483 bolsas no Prouni, entre integrais (100%) e parciais (50%). Nas duas edições do ano, o programa teve 910.419 candidatos inscritos. Como cada participante pode escolher até dois cursos, o Prouni teve mais de 1,8 milhão de inscrições neste ano.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da primeira chamada em 31 de julho, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Comprovação
Os candidatos podem entregar a documentação para comprovar as informações prestadas no ato de inscrição presencialmente ou encaminhar por meio virtual às instituições para as quais foram pré-aprovados. A documentação será encaminhada ao coordenador do Prouni dentro da própria instituição.

A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento. Ao receber a documentação do candidato, as instituições de educação superior privada devem, obrigatoriamente, entregar ao candidato um comprovante da entrega da documentação.

Além disso, precisarão registrar a aprovação ou reprovação dos participantes no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni) e emitir os termos de concessão de bolsa ou termos de reprovação até sexta-feira (16).

Os estudantes no programa federal devem ficar atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte das instituições de ensino, como submeter os pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. Nestes casos, não poderá ser cobrada qualquer taxa do candidato.

O MEC informa que é de inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do candidato.

As regras estão disponíveis nos editais do Prouni de 2024.

Cronograma
Após o período de comprovação das informações, será divulgada em 20 de agosto a lista dos candidatos pré-selecionados para segunda chamada do segundo Prouni de 2024. O acesso à lista, também está no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. E a apresentação dos documentos pelos estudantes deverá ser feita até 30 de agosto. 

Os estudantes que não foram pré-selecionados nas duas chamadas anteriores podem participar da lista de espera. Os interessados deverão manifestar seu interesse por meio da página do Prouni, entre 9 e 10 de setembro de 2024.

A lista de espera estará disponível no dia 13 de setembro, no Sistema do Prouni (Sisprouni), para consulta pelas instituições de educação superior e pelos candidatos.

Prouni
Criado em 2004, o Prouni custeia bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. 

Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita do candidato inscrito não pode exceder o valor de um salário-mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa). No caso de bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar o valor de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa, em 2024).

O MEC aponta que o público-alvo a ser beneficiado é o estudante sem diploma de nível superior.

Para esclarecimento de dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Programa "Meu Celular" recupera 2.700 aparelhos desde o início do programa

Nesta segunda-feira (12), cearenses compareceram ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, para recuperar celulares por meio do programa “Meu Celular“, uma iniciativa do Governo do Ceará. O governador Elmano de Freitas aproveitou a ocasião para apresentar um balanço do programa, que desde seu lançamento em abril deste ano, já recuperou 2.700 aparelhos, dos quais 2.230 foram devolvidos aos proprietários.

“Agradeço às Forças de Segurança do Estado e ao Poder Judiciário, que têm permitido que esses celulares retornem aos seus legítimos donos. Ver a alegria de trabalhadores e trabalhadoras, muitas vezes ainda pagando pelo aparelho, ao receberem de volta o que lhes foi tirado é algo impagável”, afirmou o governador Elmano de Freitas durante a entrega dos aparelhos.

O “Meu Celular”, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), visa auxiliar na recuperação de celulares e tablets roubados, furtados ou perdidos. O programa integra uma plataforma digital com operações da Polícia Civil do Ceará (PCCE) para localizar e devolver os aparelhos.

A identificação dos proprietários dos aparelhos se dá por meio de investigações da Polícia Civil, conduzidas pelo setor de Inteligência, que cruza informações fornecidas por operadoras de telefonia e Boletins de Ocorrência (BOs). Nos municípios do interior do estado, os celulares recuperados são entregues diretamente nas delegacias locais.

Os aparelhos recuperados foram apreendidos durante diversas operações, muitas vezes vinculadas a investigações de outros crimes. Após as apreensões, a PCCE realiza uma triagem no Sistema de Informação Policial (SIP), identificando os proprietários para a restituição dos celulares.

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou a importância do programa no combate ao crime no Ceará, especialmente no desmantelamento de redes criminosas e na conscientização sobre a compra de celulares de procedência duvidosa. “A orientação é clara: desconfie de qualquer aparelho oferecido por um preço muito abaixo do mercado”, alertou Roberto Sá.

Cadastro
Para fazer o cadastro, o usuário deve criar um perfil no site meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.

Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição.

O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.

Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.

O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Ceará para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).

Em caso de dúvida, o cidadão pode encaminhar um email para: meucelular@sspds.ce.gov.br.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Pesquisa da Fatec Cariri busca desenvolver orientações sobre adubação do algodoeiro

O recente renascimento da cotonicultura no Ceará, após a devastação causada pela praga do bicudo na década de 1980, tem como uma de suas principais bases a pesquisa e a inovação. Nesse sentido, a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) vem realizando estudos que buscam desenvolver orientações específicas sobre adubação e outros cuidados, como forma de apoiar os produtores cearenses.

Os trabalhos envolvem, entre outras fases, testes para verificar os níveis mais adequados de nitrogênio, fósforo e potássio para o desenvolvimento da planta no solo do Cariri. “Alguns produtores costumam usar recomendações de outras regiões do país, o que não é interessante. Esse trabalho visa trazer uma recomendação local para as condições de solo e clima da nossa região”, explica o professor Aureliano Albuquerque, do curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem da Fatec Cariri e coordenador da pesquisa.

As características do clima e do solo e o perfil dos produtores fazem do Cariri uma das regiões de grande potencial para a cotonicultura. Das 3,3 mil toneladas de algodão herbáceo em caroço produzido no Ceará em 2022, o Sul Cearense foi responsável por 987 toneladas, conforme dados da Produção Agrícola Municipal (PAM-IBGE). Segundo Albuquerque, o uso dos nutrientes na quantidade correta é primordial para a obtenção de altas produtividades.

“A partir do momento em que o produtor aplica esses nutrientes em excesso, vários problemas podem ser causados, inclusive problemas ambientais, como a salinização do solo, poluição do lençol freático e eutrofização de rios”, alerta.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

12 de agosto

1099 - Primeira Cruzada: os cruzados vencem os fatímidas na Batalha de Ascalon e o Reino de Jerusalém é estabelecido sob Godofredo de Bouillon.
1859 - Chega ao Brasil Ashbel Green Simonton, fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil, primeira denominação evangélica brasileira.
1981 - A IBM lança o seu primeiro computador pessoal, o IBM 5150 (foto).

Nasceram neste dia…
1566 - Isabel Clara Eugénia, Infanta de Espanha (m. 1633).
1887 - Erwin Schrödinger, físico austríaco, Nobel de Física em 1933 (m. 1961).
1907 - Miguel Torga, escritor português (m. 1995).

Morreram neste dia…
1827 - William Blake, poeta, pintor e tipógrafo britânico (n. 1757).
1848 - George Stephenson, engenheiro britânico (n. 1781).
1955 - Thomas Mann, romancista alemão (n. 1875).

Fonte: Wikipédia