Saiba tudo sobre o medicamento que promete retardar o envelhecimento

Um estudo científico recente revelou um avanço significativo na luta contra o envelhecimento: um medicamento conseguiu aumentar a expectativa de vida dos animais de laboratório em quase 25%. Os pesquisadores estão otimistas de que essa descoberta possa eventualmente ser aplicada para retardar o envelhecimento humano.

Os ratos tratados com a droga apresentaram uma aparência jovem, melhor saúde, maior força e menor incidência de câncer em comparação com os não medicados. Devido à aparência rejuvenescida, os cientistas apelidaram esses ratos de "vovós supermodelos". Apesar dos resultados promissores, ainda é incerto se o medicamento terá o mesmo efeito em humanos.

Pesquisadores do Laboratório de Ciências Médicas MRC, Imperial College London e Duke-NUS Medical School conduziram o estudo, focando em processos moleculares que influenciam o envelhecimento. Eles identificaram a interleucina-11 como um fator chave no processo de envelhecimento. Essa proteína contribui para a inflamação e seu excesso pode acelerar o envelhecimento.

Nos experimentos, os cientistas eliminaram a interleucina-11 em ratos, resultando em um aumento de 20 a 25% na expectativa de vida, além de uma melhora significativa na saúde geral e uma redução na incidência de câncer. A droga que inibe a ação dessa proteína já está em fase de testes em humanos.

O professor Stuart Cook, um dos pesquisadores principais, acredita que, se eficaz, o medicamento poderia revolucionar o tratamento do envelhecimento. No entanto, ele destaca que ainda há muitas incertezas sobre a eficácia da droga em humanos e os possíveis efeitos colaterais.

Por Nicolas Uchoa

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Juros do cartão de crédito sobem e atingem 429,5% ao ano em junho

O Banco Central divulgou as novas Estatísticas Monetárias e de Crédito, revelando um aumento significativo na taxa média de juros do cartão de crédito rotativo para as famílias. A taxa saltou de 422,4% ao ano em maio para 429,5% ao ano em junho, representando uma alta de 7,1 pontos percentuais. Apesar desse aumento, os juros dessa modalidade caíram 6,3 pontos percentuais ao longo dos últimos 12 meses.

O crédito rotativo é aquele utilizado pelo consumidor quando paga menos que o valor total da fatura do cartão, contraindo um empréstimo que acumula juros sobre o saldo não quitado. Essa modalidade é notoriamente conhecida por ter as taxas mais altas do mercado. Desde janeiro deste ano, a lei limita os juros do rotativo a 100% do valor da dívida, mas essa medida não afeta as taxas pactuadas no momento da concessão do crédito e aplica-se apenas a novos financiamentos, não impactando a apuração estatística de junho.

Após os 30 dias iniciais do crédito rotativo, as instituições financeiras geralmente oferecem a opção de parcelamento da dívida. No caso dos cartões de crédito parcelados, os juros apresentaram uma queda de 5,4 pontos percentuais em junho, alcançando 180,5% ao ano, uma redução significativa de 15,6 pontos percentuais em 12 meses.

Impacto nas finanças das famílias
Para entender melhor o impacto dessas mudanças, o Blog Cariri consultou o economista Ricardo Campos, que explicou: “O aumento na taxa de juros do crédito rotativo reflete a alta percepção de risco por parte das instituições financeiras, agravada pelo cenário econômico atual. Para as famílias, isso significa um maior custo de financiamento, o que pode comprometer ainda mais o orçamento doméstico já pressionado pela inflação e pelo desemprego.”

Campos também destacou a importância de buscar alternativas ao crédito rotativo: “Os consumidores devem evitar ao máximo o uso do crédito rotativo, que é uma das modalidades mais caras disponíveis. Planejar as finanças e optar por linhas de crédito com taxas mais baixas, como o crédito consignado, pode ser uma estratégia mais sustentável.”

Mercado de crédito
Além do aumento no rotativo, houve movimentos variados nas demais modalidades de crédito. As operações de crédito pessoal não consignado caíram 6 pontos percentuais, atingindo 87,8% ao ano, enquanto o cheque especial teve um aumento de 3,1 pontos percentuais, chegando a 135% ao ano.

No total, a taxa média de juros do crédito livre para pessoas físicas ficou em 51,7% ao ano em junho, representando uma leve queda de 0,7 ponto percentual no mês e de 7,4 pontos percentuais em 12 meses. Para as empresas, a taxa média alcançou 20,9% ao ano, com um aumento mensal de 0,3 ponto percentual, mas uma queda de 1,9 ponto percentual em 12 meses.

Contexto econômico
O comportamento das taxas de juros ocorre em um cenário de mudanças na política monetária. A taxa básica de juros, a Selic, foi reduzida por sete vezes consecutivas pelo Banco Central desde agosto do ano passado, buscando controlar a inflação. No entanto, devido à alta recente do dólar e ao aumento das incertezas econômicas, o Comitê de Política Monetária (Copom) interrompeu esse ciclo de cortes, mantendo a Selic em 10,5% ao ano na última reunião.

Por Heloísa Mendelshon

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

'Voa Brasil': Aposentados poderão comprar passagem aérea por até R$ 200 cada trecho

O Ministério de Portos e Aeroportos lançou nesta quarta-feira (24) a primeira fase do programa Voa Brasil, que oferecerá passagens aéreas por até R$ 200 em cada trecho. A fase inicial vai disponibilizar 3 milhões de passagens para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independente da faixa de renda.  

Para comprar as passagens mais baratas, o aposentado não deve ter viajado de avião nos últimos 12 meses. Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano.

Segundo o ministério, mais de 23,3 milhões de aposentados terão direito ao benefício. A compra é feita direto pelo site Voa Brasil com a conta Gov.br. A conta precisa ser nível prata ou ouro, para dar mais segurança ao processo. Quem tem conta bronze deve fazer o upgrade com a inclusão de dados pessoais e reconhecimento facial. 

Quem não atender aos critérios não conseguirá fazer o login no site. Ao localizar a passagem desejada no site, o usuário é direcionado para a página da companhia aérea para realizar a compra. As empresas Azul, Gol, Latam e VoePass participam do programa. 

Segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a ideia do governo é expandir o programa para estudantes inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A previsão é que a oferta para esse público comece no primeiro semestre de 2025.  “Esse é o primeiro passo para incluir mais brasileiros viajando pelo Brasil”, disse. 

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, destacou os benefícios do programa para a população, especialmente para a saúde. “Para combater depressão, ansiedade, não há nada melhor do que você sair, conhecer outras pessoas, visitar as pessoas queridas, família, amigos e conhecer o Brasil, esse país fascinante”. 

Ociosidade
A adesão das companhias aéreas será voluntária e não há recursos públicos envolvidos ao programa. O CEO da Azul Linhas aéreas, John Rodgerson, explicou que a ideia é aproveitar a ociosidade das aeronaves na baixa temporada. 

“Cada voo que nós temos, tem assentos vazios. Então, temos oportunidade de incluir mais pessoas, e isso não quer dizer que as outras pessoas terão que pagar mais, mas elas têm que se planejar mais, comprar com antecedência, não podem voar nos feriados. Os aposentados são um povo mais flexível, não têm emprego, então podem viajar quando não é o pico. Isso é onde a indústria quer que as pessoas viajem”, disse. 

Atualmente, de janeiro a junho, a taxa média de ociosidade das aeronaves é de 20%.

Segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, apenas 2% da ocupação nas aeronaves brasileiras é de pessoas com mais de 65 anos de idade, sendo que a população brasileira nessa faixa etária é de 10% do total. “O nosso trabalho foi reunir esse conjunto de disponibilidade de passagens no período de baixa estação e na ociosidade das aeronaves, que chega a 20%”, explicou.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

15ª edição do Festival Rock Cordel acontece neste final de semana em Juazeiro do Norte

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto, em Juazeiro do Norte, será palco da 15ª edição do Festival Rock Cordel. Com três dias de evento, a programação visa fortalecer o cenário musical independente, com a participação de artistas que utilizam o rock, blues, eletrônico e as múltiplas culturas locais como ferramenta para seus trabalhos.

A programação está marcada para acontecer entre os dias 26 e 28 de julho, sexta-feira a domingo, sempre com início às 20h, no estacionamento da Estação Monsenhor Murilo (estação inferior). O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Desde o primeiro Rock Cordel, ocorrido em 2007, a ação carrega em seu nome referência homônima à canção do artista cearense Ednardo.

O evento é uma realização do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (CCBNB Cariri), e este ano ocorre em parceria com o Caminhos do Horto, IDM e SEMA.

Programação
Durante os três dias de evento, haverá shows de artistas do Cariri e de Fortaleza, bem como da Paraíba e de Pernambuco. A programação contempla apresentações musicais e feira da economia solidária.

Na sexta-feira (26), sobem ao palco a Mestra Maria de Tiê, com "Dança do Coco e Maneiro-Pau”, o artista João do Crato, com “João do mundo”, e a banda juazeirense Gramofones, em celebração aos seus 10 anos de carreira.

No sábado (27), o equipamento público será palco do show em conjunto de Jéssica Caitano e Luana Flores, que apresentarão "Arrudeia". Na mesma noite, haverá apresentação de Mateus Fazeno Rock, multiartista premiado como Artista Revelação de 2023 pela APCA. Para finalizar a programação do dia, o público poderá contemplar o som do DJ Viúva Negra.

O encerramento do Rock Cordel, no domingo (28), fica responsável por Adeildo Vieira, com o show “40 anos entre Brasis e Mundos”. Também se apresentam Totonho e os Cabra, celebrando o "Show de 25 anos", e a banda Parahyba Ska Jazz Foundation.

Ao decorrer da programação haverá feira da economia solidária com a Feira Cariri Criativo e a Feira Gastronômica O Rancho.

Vale lembrar que a Estação Monsenhor Murilo é a estação inferior que dá acesso ao Teleférico, e fica localizada na Avenida do Agricultor, nº 1334, Salgadinho.

Confira os horários dos shows:

🎸 26/07 (sexta-feira):

20h - Mestra Maria de Tiê: Dança do Coco e Maneiro-Pau (CE)
21h30 - João do Crato: João do mundo (CE)
23h – Gramafones: Show de 10 anos (CE)

🎸 27/07 (sábado):

20h - Jéssica Caitano + Luana Flores: Arrudeia (PB/PE)
21h30 - Mateus Fazeno Rock (CE)
23h - Dj Viúva Negra (CE)

🎸 28/07 (domingo):

20h - Adeildo Vieira: 40 anos entre Brasis e Mundos (PB)
21h30 - Totonho e os Cabra: Show de 25 anos (PB)
23h - Parahyba Ska Jazz Foundation (PB)

Funcionamento do Teleférico
Em face do Festival Rock Cordel, o Teleférico funcionará em horário especial na sexta-feira (26), abertura do evento, com política de meia entrada para todas as pessoas. No sábado (27) e domingo (28), o funcionamento volta a ser normal.

Confira as alterações na sexta:

• Bilheteria: 11h30 às 19h30
• Funcionamento: 12h às 20h

Meia entrada para todas as pessoas: R$ 15,00 (ida e volta)

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Moraes autoriza nova investigação da PF contra Carla Zambelli por tentativa de golpe de Estado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (24) a abertura de nova investigação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A investigação vai apurar o suposto envolvimento da parlamentar na tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.

De acordo com a Polícia Federal (PF), que fez o pedido de investigação ao Supremo, a corporação pretende apurar se Zambelli intermediou a viagem de uma influenciadora digital à Espanha para encontrar o general Hugo Carvajal, ex-chefe do serviço de inteligência da Venezuela. Considerado aliado do ex-presidente Hugo Chavez, Carvajal foi preso em 2021 no país europeu.

O objetivo da viagem seria colher informações sobre o suposto financiamento da Venezuela a governos de esquerda, incluindo o Brasil, para montar uma narrativa para descredibilizar o resultado das eleições de 2022. A viagem foi citada em um dos depoimentos prestados à PF pelo ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que também é investigado no inquérito do STF que apura os atos golpistas de janeiro de 2023.

Em nota, a assessoria de Carla Zambelli declarou que a deputada ainda não tomou conhecimento da investigação, mas está à disposição para prestar esclarecimentos. "A parlamentar somente poderá se manifestar após ter acesso aos autos, mas estará à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos", diz nota.

Zambelli também é alvo das ações penais no Supremo pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por perseguir um homem com arma durante as eleições de 2022.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Programa de residência do MPCE está com inscrições abertas; veja como fazer

O Ministério Público do Estado do Ceará está com inscrições abertas para o Programa MP Residente, seleção pública para pessoas graduadas em diversos cursos. As inscrições podem ser feitas somente pela internet até as 23h59 do dia 10 de agosto de 2024. Os selecionados atuarão como residentes em unidades administrativas e órgãos de execução na capital e no interior do estado. Todas as informações do processo seletivo estão no Edital nº 02/2024.

Podem participar do Programa MP Residente candidatos que concluíram a graduação nos últimos cinco anos ou que tenham concluído a graduação há mais de cinco anos, desde que estejam regularmente matriculados em um curso de pós-graduação com duração mínima de 360 horas e dentro da respectiva área de formação. Serão ofertadas vagas para os cursos de Administração, Administração Pública, Gestão Pública, Gestão de Políticas Públicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social, além de Tecnologia da Informação e áreas afins.

Os residentes receberão bolsa no valor de R$ 2.000,00 e auxílio-transporte de até R$ 198,00 por mês. A carga horária é de 30 horas semanais, distribuídas em 6 horas diárias. As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto de 2024, de forma presencial, pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) – Núcleo do Ceará, responsável pela organização e execução do processo seletivo.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet com preenchimento de formulário eletrônico no endereço (Oportunidades > Processos Seletivo > MPCE 02/2024). No ato da inscrição, o candidato deverá informar o curso para o qual pretende concorrer. Após fazer a inscrição, o graduado deverá enviar para o e-mail selecao.iel@sfiec.org.br o diploma ou a declaração de graduação devidamente carimbada e assinada ou com código de validação digital em formato PDF, colocando no assunto “Seleção MPCE Nº 02/2024 – Nome Completo do Candidato – Curso”.

Durante a validade do processo seletivo, o Programa MP Residente reservará 10% das vagas para pessoas com deficiência e 30% para quem se autodeclarar preto ou pardo. A verificação sobre a condição declarada será averiguada por uma comissão de heteroidentificação racial composta por cinco integrantes.

Provas
As provas abrangem 50 questões objetivas e uma redação e serão aplicadas presencialmente, no dia 25 de agosto, nos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Russas, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Tianguá e Crateús. A prova de português terá 15 questões objetivas e a de conhecimentos específicos, 35. Já a redação será do tipo dissertativa sobre tema da atualidade.

O resultado de todas as etapas será divulgado no endereço eletrônico do IEL/CE. Após a interposição de recursos, o resultado final sairá no dia 6 de novembro de 2024. Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas para o Serviço de Atendimento ao Candidato do IEL/CE, pelo e-mail selecao.iel@sfiec.org.br, no horário das 9h às 11h e das 13h às 16h, em dias úteis.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

25 de julho

  306 - Constantino I é proclamado Imperador romano pelas suas tropas.
1139 - O rei D. Afonso Henriques vence os mouros na batalha de Ourique, durante a reconquista cristã de Portugal.
1978 - Nasce Louise Brown, o primeiro ser humano a nascer a partir de uma fertilização in vitro.

Nasceram neste dia…
1109 - Rei D. Afonso Henriques de Portugal (m. 1185).
1905 - Elias Canetti, escritor turco-britânico (m. 1994).
1924 - Nelson Sargento (foto), compositor e ator brasileiro.

Morreram neste dia…
  306 - Constâncio Cloro, imperador romano do Ocidente (n. 250).
1564 - Fernando I de Habsburgo (n. 1503).
1934 - Engelbert Dollfuss, político austríaco (n. 1892).

Fonte: Wikipédia