Nesta segunda-feira (12), cearenses compareceram ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, para recuperar celulares por meio do programa “Meu Celular“, uma iniciativa do Governo do Ceará. O governador Elmano de Freitas aproveitou a ocasião para apresentar um balanço do programa, que desde seu lançamento em abril deste ano, já recuperou 2.700 aparelhos, dos quais 2.230 foram devolvidos aos proprietários.
“Agradeço às Forças de Segurança do Estado e ao Poder Judiciário, que têm permitido que esses celulares retornem aos seus legítimos donos. Ver a alegria de trabalhadores e trabalhadoras, muitas vezes ainda pagando pelo aparelho, ao receberem de volta o que lhes foi tirado é algo impagável”, afirmou o governador Elmano de Freitas durante a entrega dos aparelhos.
O “Meu Celular”, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), visa auxiliar na recuperação de celulares e tablets roubados, furtados ou perdidos. O programa integra uma plataforma digital com operações da Polícia Civil do Ceará (PCCE) para localizar e devolver os aparelhos.
A identificação dos proprietários dos aparelhos se dá por meio de investigações da Polícia Civil, conduzidas pelo setor de Inteligência, que cruza informações fornecidas por operadoras de telefonia e Boletins de Ocorrência (BOs). Nos municípios do interior do estado, os celulares recuperados são entregues diretamente nas delegacias locais.
Os aparelhos recuperados foram apreendidos durante diversas operações, muitas vezes vinculadas a investigações de outros crimes. Após as apreensões, a PCCE realiza uma triagem no Sistema de Informação Policial (SIP), identificando os proprietários para a restituição dos celulares.
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou a importância do programa no combate ao crime no Ceará, especialmente no desmantelamento de redes criminosas e na conscientização sobre a compra de celulares de procedência duvidosa. “A orientação é clara: desconfie de qualquer aparelho oferecido por um preço muito abaixo do mercado”, alertou Roberto Sá.
Para fazer o cadastro, o usuário deve criar um perfil no site meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.
Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição.
O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.
Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.
O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Ceará para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).
Em caso de dúvida, o cidadão pode encaminhar um email para: meucelular@sspds.ce.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário