Missão Velha (CE): Vaqueiro se afoga ao tentar atravessar riacho

Um vaqueiro de 50 anos morreu afogado nesta quarta-feira (10), em Milagres, a 475 Km de Fortaleza. Essa foi a sexta morte provocada pelas chuvas na região do Cariri em menos de 15 dias. Segundo o agricultor Maurício dos Santos, o vaqueiro tocava uma boiada e tentou atravessar um rio quando se desequilibrou do cavalo caindo em seguida.  "Vinha outra pessoa com ele. Ambos tentaram passar pelo rio, mas um deles acabou caindo se afogando. Nós tentamos ajudá-lo, mas não teve jeito. Somente depois achamos o corpo", disse.

A última chuva nessa área do município de Milagres, de acordo com moradores, aconteceu no último fim de semana. Mesmo assim, a correnteza do Riacho dos Porcos, não para de subir, pois a chuva foi intensa nos municípios de Mauriti, Brejo Santo e Porteiras, onde fica a foz do rio.

O agricultor Cícero Pereira diz que se a prefeitura construísse uma passagem molhada no local traria melhorias para a população. "Eles deveriam construir pelo menos três. Se eles fizessem uma passagem molhada ia melhorar a vida dos moradores. Diminuiria a distância e evitaria acidentes do tipo", disse.

O capitão do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, Vieira Neto, diz que é impossível manter uma equipe de prontidão nos pontos críticos na região. "É humanamente impossível colocar uma equipe em cada área de risco para dar atenção para as pesssoas. Elas precisam também procurar locais apropriados para o banho. Há muita imprudência por partes das pessoas. Vale ressaltar que e é bom evitar bebidas alcoólicas, tomar cuidado com as crianças, e tomar banhos em locais que possuem salva vidas", recomendou.

Por telefone, a vice prefeita de Milagres, Normélia Eugênio, disse desconhecer o problema da falta de passagem molhadas. Mas, garantiu que o caso vai ser estudado e providências vão ser estudadas. Mas não falou em prazo.

Afogamentos no Cariri
O vaqueiro foi a sexta vítima em menos de 15 dias na Região do Cariri. Na última terça-feira (9), um menino de oito anos morreu após cair dentro de um córrego em Juazeiro do Norte, a 495 km de Fortaleza. Segundo familiares da vítima, ele saiu no fim da tarde da escola e foi brincar à beira do córrego com os amigos, no Bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte. No local, está sendo construída uma ponte. O garoto escorregou e caiu dentro do córrego.

Já na última sexta-feira (5), jovem de 22 anos faleceu após cair em um bueiro durante uma forte chuva na cidade de Milagres. Segundo a Polícia Militar (PM), a água que transbordou de um açude encobriu um bueiro aberto.

No mesmo dia, um homem de 35 anos, tentou atravessar de motocicleta uma passagem molhada no Baixio dos Tibúrcios, no Crato, a 506 Km de Fortaleza, mas acabou sendo levado pelas águas. O corpo da vítima só foi encontrado no dia seguinte por populares.

E no dia 31 de março, dois homem escorregaram em uma cachoeira, no município de Missão Velha, a 506 km de Fortaleza. Os corpos foram encontrados dias depois pelo Corpo de Bombeiros.

Fonte: G1