O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) notificou o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins (PT), para que a pasta se manifeste sobre as condições de alojamento de trabalhadores do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, onde é realizada a Expocrato. Fiscalização do Ministério do Trabalho apontou condições precárias de alojamento de trabalhadores rurais.
Os obreiros estavam alojados nos estábulos, dormindo em redes armadas por sobre os animais, sem nenhuma condição de higiene, segurança e saúde, diz o relatório entregue ao MP. Audiência marcada para o próximo dia 23, na sede da Procuradoria do Trabalho de Juazeiro do Norte, deve reunir Nelson Martins, MPT e representantes da Expocrato.
Apesar de legalmente a responsabilidade pelas condições de trabalho dos empregados ser do empregador, o Estado deve oferecer uma boa estrutura física, diz a procuradora do Trabalho Lorena Camarotti.
O POVO procurou Nelson Martins entre as 19 horas e 20 horas de ontem, mas as ligações feitas para dois números de celular não foram atendidas.
Fonte: O Povo