Crato (CE): Debate em prol do crescimento do município é realizado na CDL

Um debate em prol do desenvolvimento do Crato, foi realizado na tarde da última sexta-feira, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a presença do prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos e parlamentares representantes do Município, além de empresários. O evento teve como principal foco os empreendimentos destinados à cidade, sob à temática “o Crato em Crescimento”,  em torno da conquista da Faculdade de Medicina, além de outras empresas.

O prefeito do Crato destacou em sua fala o olhar direcionado para o futuro, com o crescimento que o Município terá nos próximos anos. A Faculdade de Medicina se tornou uma das bandeiras de luta do Município, mas além dela, o prefeito anunciou em sua fala a conquista da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Cariri (UFCA), a ser instalada no Muriti, onde se encontra em funcionamento o Curso de Agronomia. Os documentos para o pedido do novo curso foram protocolados ontem, em Brasília, pelo prefeito e o deputado Arnon Bezerra, para o encaminhamento do pleito. Ronaldo destacou a importância da atuação política dos parlamentares para se chegar a conquista deste novo curso.

A atração de novas empresas para a geração de empregos, foi outros ponto de destaque por parte do gestor municipal. Ele disse que 19 terrenos são direcionados à empresas a serem instaladas na cidade, em diversos setores. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Venâncio Saraiva, afirmou o empenho da administração dentro do direcionamento de desenvolver os distritos industriais, nas localidades do Barro Branco e Muriti.

Quanto à Faculdade de Medicina, que terá uma instituição a ser definida a partir de edital para instalação do curso, teve um dos interessados no pleito presente no debate. Trata-se do diretor da Faculdade Leão Sampaio, professor Jaime Romero. Ele expôs as condições relacionadas à estrutura de instalação do curso, e ressaltou que a Leão Sampaio é até o momento a instituição com maiores condições de abrigar a Faculdade. “Em 30 dias estaremos realizando o vestibular para medicina”, afirmou ele, ao destacar que outras instituições demorariam no mínimo 18 meses, por ainda não contarem com locais adequados para isso.

O deputado federal, Arnon Bezerra, destacou que o Município do Crato tem todas as condições para receber a Faculdade. Ele ainda disse que todos os quesitos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) foram atendidos, mediante os prazos estabelecidos. O deputado abordou projetos para o Crato nas área de esporte, infraestrutura, a exemplo de novos calçamentos.

O presidente da CDL, José Alves Lobo, conduziu o debate, que contou também com a presença do deputado estadual, pelo Crato, José Ailton Brasil. O parlamentar ressaltou as novas possibilidades de crescimento que apontam na cidade e frisou a importância da união de forças para que isso ocorra. O diretor da CDL, Geraldo Pinheiro, e o presidente da Câmara Municipal, Pedro Alagoano, também estiveram presentes no encontro, além de secretários municipais. No final das apresentações, o público se manifestou sobre as novas possibilidades e problemáticas que devem ser solucionadas no Município, destacando diversas solicitações de melhorias e investimentos às autoridades presentes.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário