Diminuição da libido, ondas de calor, tonturas, palpitações, distúrbios do sono, suores noturnos, irritabilidade e até depressão são alguns dos sintomas da menopausa, que acontece entre os 45 e os 55 anos.
A médica Talita Poli Biason, gerente da unidade MIP Aché, explica que esses desconfortos acontecem de forma mais ou menos intensa em cada mulher, mas que é possível lidar com eles. "A preparação para este momento da vida deve iniciar quando começarem os primeiros sintomas da menopausa. Conhecido como perimenopausa, esse estágio anterior à menopausa acontece por volta dos 40 anos", diz. Veja mais dicas:
Dicas para viver bem na menopausa
- Comece o quanto antes a praticar atividades físicas, que ajudam a combater o aumento de peso característico da menopausa.
- Pratique exercícios de fortalecimento da musculatura, com auxílio profissional, para manter os ossos fortes e evitar fraturas.
- Consuma mais cálcio. A recomendação é de 1.000 a 1.200 mg por dia e até 1.500 mg após os 65 anos. Leite e derivados são boas fontes.
- Considere o uso de suplementos, que podem ser indicados quando a alimentação sozinha não conseguir suprir a quantidade necessária de nutrientes.
- Leia e faça exercícios de memória, como palavras cruzadas e jogos de raciocínio, para diminuir o risco de perda de memória na fase pós-menopausa.
- Tenha bons hábitos de sono, o que ajuda a evitar a confusão mental e a manter a libido.
- Alimente-se de forma equilibrada, com verduras e gorduras saudáveis, como salmão, abacate e azeite de oliva, que são bons para a saúde, pele e cabelos.
- Converse com seu médico sobre as vantagens e desvantagens da reposição hormonal, que não é indicada para quem tem risco de trombose, doença cardíaca ou câncer de mama. Mas o profissional saberá avaliar cada caso.
Fonte: iTodas
Curta nossa página no Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário