Crato (CE): Casais presos sob acusação do tráfico e um deles escondia drogas nas vestes de um bebê

Dois casais foram presos na tarde desta quinta-feira sob a acusação do tráfico de drogas em Crato. O primeiro reside na Rua Coronel Luiz Teixeira, 2040 (Seminário) e usava uma criança recém-nascida para esconder as drogas em suas vestes. No endereço, moram Cícero José dos Santos, que, nesta sexta-feira, completa 37 anos, e Marinez Sousa Santos, de 28 anos. A polícia foi avisada por anônimos sobre a venda de drogas naquele imóvel quando os Soldados Terceiro, Romerito e Ricardo decidiram averiguar.

Com eles foram encontrados quatro papelotes de cocaína, 14 pedras de crack, três celulares e outros objetos provavelmente trocados por substâncias entorpecentes, além de R$ 98,55. A companheira de Cícero costumava ficar vendendo na porta ou na sala de casa quando retirava a droga das vestes da criança como forma de despistar a polícia em uma possível abordagem como aconteceu. Só que os PMs já sabiam, pois até tinham montado campana para monitorar o movimento.

Recentemente, Cícero passou dois anos preso cumprindo pena por tráfico após ser preso no dia 16 de março de 2011 na mesma casa onde ainda hoje mora. Naquela data foram apreendidos dois menores de 13 e 16 anos, supostamente responsáveis pela entrega das drogas em animais, cujos arreios foram recolhidos junto com crack, cocaína, sete celulares, três facas, sacos plásticos para embalar droga, uma balança de precisão, um canivete e duas facas. Na época, Cícero ainda tentou correr, mas terminou preso.

Mais um
O outro casal foi preso na Avenida José Alves de Figueiredo, 143 (Centro), que seria uma suposta “boca de fumo”, onde militares do Serviço de Inteligência e Policiamento Ostensivo Geral (POG) encontraram 13 pedras de crack, um celular, uma tesoura e uma gilete usados para embalar a droga e mais R$ 442,00 em dinheiro. Foram presos Carlos Henrique Silva de Lima, de 30 anos, apelidado por “Sucata” e sua companheira Cícera Leandro da Conceição, de 40 anos.

Demontier Tenório

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Ciro Gomes é convidado para integrar coordenação da campanha de Dilma

O ex-ministro Ciro Gomes (Pros) foi convidado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para integrar a coordenação da campanha de Dilma Rousseff (PT) à reeleição. O convite foi feito na última quarta-feira, 19, no Palácio do Planalto, durante almoço entre Mercadente e cúpula do Pros. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

Segundo o líder do Pros na Câmara, Geraldo Carimbão (AL), ficou acertado que Ciro conversará com o presidente do PT, Rui Falcão, para definir participação do ex-ministro no processo eleitoral deste ano. “O ministro pediu que o partido emprestasse o Ciro para ajudar na campanha”, disse Carimbão ao jornal.

Além de Rui Falcão, já estão confirmados na coordenação da campanha de Dilma o ex-ministro Franklin Martins, o deputado Edinho Silva, o marqueteiro João Santana, o ex-chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo, e o ex-presidente Lula. O temperamento de Ciro, no entanto, ainda causaria preocupação entre alguns assessores da presidente.

Procurada pelo O POVO, a assessoria de imprensa de Ciro Gomes não confirmou o convite.

Fonte: O Povo



Executivos rebatem versão de Dilma sobre a Petrobras

A presidente Dilma Rousseff e todos os demais membros do Conselho de Administração da Petrobras tinham à sua disposição o processo completo da proposta de compra da refinaria em Pasadena (EUA), segundo dois executivos da estatal ouvidos pela Folha.

Na documentação integral constavam, segundo os relatos, cláusulas do contrato que a petista diz que, se fossem conhecidas à época, "seguramente não seriam aprovadas pelo conselho" da estatal.

Reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" trouxe ontem a informação de que Dilma, na época presidente do Conselho de Administração da Petrobras, votou a favor da compra de 50% da refinaria em 2006, pelo valor total de US$ 360 milhões.

Em resposta ao jornal, ela justificou que só apoiou a medida porque recebeu "informações incompletas" de um parecer "técnica e juridicamente falho". O episódio gerou mal-estar na Petrobras, tensão no Executivo e corrida no Congresso para a aprovação de uma CPI em pleno ano eleitoral para investigar o caso.

A compra da refinaria é investigada pelo Tribunal de Contas da União, Ministério Público do Rio e pela Polícia Federal. A principal polêmica é o preço do negócio: o valor que a Petrobras pagou em 2006 à Astra Oil para a compra de 50% da refinaria é oito vezes maior do que a empresa belga havia pago, no ano anterior, pela unidade inteira.

Além disso, a Petrobras ainda teve de gastar mais US$ 820,5 milhões no negócio, pois foi obrigada a comprar os outros 50% da refinaria. Isso porque a estatal e a Astra Oil se desentenderam e entraram em litígio. Havia uma cláusula no contrato, chamada de "Put Option", estabelecendo que, em caso de desacordo entre sócios, um deveria comprar a parte do outro.

Na nota divulgada por Dilma, a presidente afirma que o resumo executivo analisado na reunião do conselho não citava essa e outra cláusula em questão, que, se conhecidas, "seguramente não seriam aprovadas".

Dois executivos da Petrobras ouvidos pela Folha afirmam que o parecer distribuído aos conselheiros não tratava especificamente das duas cláusulas porque se limitava a fazer uma defesa do negócio em si, considerado lucrativo em 2006 pelo governo e pela Petrobras.

Mas o "procedimento normal" de todos os encontros do conselho da estatal, segundo esses integrantes, prevê que, além do resumo executivo, os conselheiros também tenham à disposição o processo completo para análises antes e durante a reunião.

"Ela [a presidente] poderia ter lido todo o processo mas, pelo visto, ficou só no resumo executivo", disse um dos integrantes da estatal, que pediu anonimato.

Além disso, funcionários da estatal afirmam que a existência da cláusula chamada de "Put option" é comum em contratos internacionais.

Responsável pelo resumo executivo que embasou a decisão de 2006 do conselho, Nestor Ceveró, então diretor da área internacional, está sendo pressionado pelo governo a pedir demissão de seu atual cargo de diretor financeiro da BR Distribuidora. Uma possível saída do executivo, seis anos depois do episódio, alimentou a avaliação de que o governo busca um culpado pela compra, hoje tida como um "mau negócio".

O Planalto informou à Folha que a presidente só teve conhecimento das duas cláusulas que elevaram o preço do negócio em 2008. Questionado se ela não requisitou o processo completo, o governo informou simplesmente que "ela não teve acesso".

A Petrobras não quis fazer comentários oficiais sobre o caso. Tanto a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, como seu antecessor, José Sérgio Gabrielli, que comandava a estatal na época do negócio, defenderam a operação no Congresso em pelo menos três ocasiões em 2013.

Em maio do ano passado, Foster afirmou que o debate no Conselho de Administração da Petrobras é sempre intenso e a preparação para uma reunião toma "semanas de discussão". Foster não era titular do conselho na época da compra, mas afirmou que participou de algumas reuniões nos últimos 15 anos como "assistente".

Fonte: Folha.com



Cariri responde por 11% de todo armamento apreendido no estado

De acordo com a Assessoria de Análise Estatística e Criminal da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, 569 armas de fogo foram apreendidas no Estado do Ceará durante o mês de fevereiro de 2014.

Do total das apreensões, 11% foram registrados na Área Integrada de Segurança (AIS 11), da qual 25 municípios do Cariri Cearense fazem parte. Segundo o Comandante do 2º BPM, Tenente Coronel José Wellington Alves da Silva, a apreensão de armas de fogo é um fator importante na redução de Crimes Violentos Letais Intencionais e Crimes Violentos contra o Patrimônio, uma vez que são utilizadas nas práticas desses delitos.

Das 63 armas apreendidas na AIS 11 no mês passado, foram retiradas das ruas de Juazeiro do Norte 13 armas de fogo, sendo a grande maioria delas revólveres calibre 38. A atuação conjunta entre os Policiais Militares do 2º BPM e 5º BPCOM tem sido imprescindível no combate à violência e na instauração de uma maior sensação de segurança para a sociedade.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do 2º BPM


Juazeiro do Norte (CE): Jovem é preso momentos após roubar notebook que já tinha vendido

O jovem Francisco Ramos da Silva, de 22 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira em sua casa na Rua Mascarenhas de Morais, 112 (Vila Fátima) em Juazeiro do Norte por militares do Serviço de Inteligência do 2º BPM. O mesmo é acusado de ter tomado de assalto a bolsa de uma jovem de 29 anos quando esta trafegava no cruzamento das ruas São Bento e Seminário no centro da cidade.

O acusado pilotava uma moto Honda CG 150 Fan ESI de cor vermelha, ano 2013, e placa OSH-5192, inscrição do Ceará, e, a bolsa que levou, continha documentos da vítima, um notebook, uma colônia e mais R$ 250,00 em dinheiro. Ramos falou que tinha vendido os objetos a Cícero Batista da Silva, de 34 anos, em cuja residência no bairro Pio XII, a polícia encontrou outra bolsa, a colônia e o notebook. Um terceiro envolvido foi identificado como Cícero Romário Pereira da Silva, de 19 anos, mora na Vila Fátima e está foragido.

Por outro lado uma equipe do Ronda do Quarteirão esteve por volta das 20 horas desta quarta-feira na Rua Vereador Leônidas Timóteo de Souza, 1257 (Jardim Gonzaga), onde o dono do imóvel disse que dois homens armados e encapuzados tinham pulado o muro de sua casa. Após ameaças e agressões físicas, roubaram um notebook, quatro celulares, dois capacetes, uma moto Honda CG 150 Titann ESD de cor preta, ano 2006, e placa HWT-2114, inscrição do Ceará, alem de R$ 2 mil em dinheiro.

Demontier Tenório

Fotos: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



5 lugares tão misteriosos quanto o Triângulo das Bermudas

Você certamente já ouviu falar do Triângulo das Bermudas — e que ele supostamente não existe —, e talvez também conheça algumas lendas sobre o sinistro Mar do Diabo. No entanto, é possível encontrar pelo mundo outros locais rodeados de mistério, e olha que não estamos falando apenas da Área 51! O pessoal do site ListVerse postou um artigo sobre esses lugares, e nós aqui do Mega Curioso selecionamos os cinco mais intrigantes para você conhecer. Confira:

1 – Montanhas da Superstição
Com um nome assim, é evidente que o local só poderia ser misterioso! As Montanhas da Superstição ficam no Arizona e, segundo a lenda, foi o local no qual um homem chamado Jacob Waltz encontrou uma mina de ouro no século 19. Acontece que Waltz jamais revelou a localização da mina a ninguém, levando esse segredo para o túmulo, e inúmeras expedições organizadas para encontrá-la falharam.

Algumas pessoas acreditam que os espíritos dos que morreram tentando encontrar a mina continuam vagando pelas montanhas, e os nativos norte-americanos dizem que os tesouros do local são guardados por criaturas que habitam túneis e cavernas subterrâneas. Mas a melhor história é a dos apaches, que creem que a entrada para o inferno está localizada bem ali.

2 – Lago Angikuni
Se você acha que o sumiço de aviões e navios seja algo muito estranho, imagine então um local no qual um vilarejo inteiro desapareceu! Tudo aconteceu em 1930, quando um caçador que conhecia bem a região do Lago Angikuni, no Canadá, procurando por um local para passar a noite, descobriu que os habitantes de um vilarejo no qual ele costumava se hospedar haviam desaparecido, deixando tudo — como alimentos, roupas e armas — para trás.

O caçador também encontrou sete cães usados para puxar trenós mortos de inanição, e uma sepultura do cemitério local havia sido aberta e estava vazia. Ainda de acordo com o mito, algumas luzes estranhas teriam sido vistas sobre o vilarejo quando os habitantes desapareceram. O mistério sobre o que pode ter acontecido jamais foi desvendado, e as teorias mais comuns culpam fantasmas, extraterrestres e até mesmo vampiros pelo sumiço dos aldeões.

3 – Triângulo do Lago Michigan
Assim como o Triângulo das Bermudas, supostamente existe uma região no Lago Michigan na qual ocorreram desaparecimentos estranhos envolvendo pessoas, aeronaves e embarcações. Um dos mais famosos foi o caso do voo 2501 da Northwest Orient Airlines, que em 1950 sumiu com 55 passageiros a bordo. O avião — um Douglas DC-4 — ia de Nova York para Minneapolis, mas, devido ao mau tempo, desviou sua rota, passando sobre o lago.

Perto da meia-noite, o piloto Robert C. Lind solicitou permissão para diminuir a altitude de 3.500 para 2.500 pés, e esse foi o último contato com a aeronave. Uma grande operação de busca foi organizada, incluindo o uso de um sonar e arrastão no fundo do lago. Apenas destroços pequenos, pedacinhos de estofamento e fragmentos de corpos humanos foram encontrados boiando na superfície, e os mergulhadores jamais encontraram a fuselagem do avião.

4 – Triângulo de Bennington
Olha mais um triângulo sinistro aqui na nossa lista! Situado próximo a Vermont, nos EUA, este local foi palco de ao menos cinco sumiços misteriosos entre 1945 e 1950. O primeiro foi o de um homem chamado Middie Rivers, que liderava um grupo de caçadores. Quando todos voltavam para o acampamento, ele se distanciou um pouco dos companheiros e nunca mais foi encontrado.

Depois foi a vez de uma moça chamada Paula Welden, que sumiu sem deixar pistas quando fazia uma trilha na área. A próxima vítima foi o veterano de guerra James Tetford e, depois dele, um garotinho de 8 anos de idade chamado Paul Jepson, que desapareceu. Nenhum rastro foi encontrado. O último sumiço envolveu uma mulher chamada Frieda Langer.

Frieda estava com uma prima quando escorregou em um córrego e decidiu voltar para trocar as roupas molhadas. Então, adivinhe... Ela também desapareceu, mas, ao contrário das outras vítimas, seu corpo foi encontrado cerca de 6 meses depois em uma área que já havia sido minuciosamente vasculhada. Entretanto, o cadáver estava tão mutilado que a causa da morte não pode ser determinada. Os mistérios de Bennington nunca foram esclarecidos.

5 – Anomalia do Atlântico Sul
Este lugar é mais curioso que sinistro e, em vez de estar localizado na superfície da Terra, se encontra sobre uma área próxima à costa brasileira. A Anomalia do Atlântico Sul é uma região na qual o cinturão de Van Allen — sistema de anéis de radiação — tem sua máxima aproximação com a superfície do planeta.

O interessante é que, graças à alta concentração de partículas que existe ali, satélites, espaçonaves e outros equipamentos costumam apresentar uma variedade de problemas quando sobrevoam essa área. Tanto que o pessoal da Estação Espacial Internacional evita sair ao espaço para fazer reparos quando estão passando sobre a Anomalia e, além de problemas técnicos, vários astronautas disseram ter visto luzes estranhas e “estrelas cadentes” na região.

Fonte: Mega Curioso (via ListVerse)



Juazeiro do Norte (CE): Menor é acusado de furtar R$ 21 mil após arrombar a casa do tio

O adolescente de iniciais G. C. B., de 17 anos, foi apreendido nesta quarta-feira sob a acusação de ter furtado R$ 21 mil da casa do seu tio, o aposentado José Brasiliano Cordeiro, de 74 anos. O garoto teria adentrado pelo telhado do imóvel na Rua São Cosme, 154 (Santa Tereza) em Juazeiro do Norte e uma vizinha viu quando perguntou ao mesmo o que estava fazendo ali. O menor informou ter sido contratado pelo dono da casa para promover uns consertos no telhado.

Curiosa, a mulher ligou para José Brasiliano e este negou que tivesse contratado alguém para tal serviço. Ao sair à rua já viu o garoto em retirada com uma sacola e ainda deu para ouvir quando o mesmo citava o seu nome em bom tom numa conversa ao celular. Ao chegar em casa, a vítima foi direto onde guardava o dinheiro  e não o encontrou. Ao ouvir o nome do acusado citado pela vizinha, lembrou do sobrinho e tratou de levar o caso ao conhecimento da polícia.

Uma equipe da FTA Motos foi até a casa do menor no Sitio Mata dos Lima em Barbalha e não o encontrou. O pai dele e irmão da vítima ligou para o filho e os PMs foram ao seu encontro aprendendo-o mesmo estando sem o dinheiro. O garoto teria indicado um colega de iniciais C. W. F. S., de 16 anos, residente no bairro Planalto, que não foi localizado. Este figura em processos como testemunha de homicídio, lesão corporal e tráfico de drogas e já tinha sido apreendido no último dia 23 de abril com drogas. Antes, no dia 16 de junho de 2011, no cruzamento das Ruas Ernestina Sobreira e Otávio Aires (Timbaúbas) com 14 pedras de crack e mais R$ 59,00 em dinheiro.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Dilma admite falha da Petrobras em compra de refinaria nos EUA

A aquisição pela Petrobras de 50% das ações da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, foi autorizada em 2006 pelo Conselho de Administração da companhia com base em um documento "técnica e juridicamente falho", disse nesta quarta-feira a Presidência da República.

Investigações do Tribunal de Contas da União apontaram que o ativo chegou a ter valor de mercado de cerca de US$ 50 milhões em 2005, mas acabou sendo adquirido pela Petrobras com desembolsos que totalizaram US$ 1,2 bilhão ao longo dos últimos anos.

Segundo nota da Presidência da República, o resumo executivo preparado pelo diretor da Área Internacional da época "omitia qualquer referência às cláusulas Marlim e de Put Option que integravam o contrato, que, se conhecidas, seguramente não seriam aprovadas pelo Conselho".

As cláusulas do negócio acabaram obrigando a estatal brasileira a adquirir 100% das ações. Em 2006, a Petrobras comprou 50% da refinaria no Texas por US$ 360 milhões. Em seguida, amargou uma batalha judicial com o parceiro no projeto, a Astra, que possuía os 50% restantes.

A aquisição pela Petrobras das ações remanescentes de Pasadena aconteceu em junho de 2012, após a conclusão de um processo de questionamento na Câmara Internacional de Arbitragem de Nova York e por decisão das Cortes Superiores do Texas, salientou a Presidência da República.

Em 2006, na época da primeira decisão, a presidência do Conselho da Petrobras era exercida pela hoje presidente da República, Dilma Rousseff. O presidente da companhia era Sérgio Gabrielli e o diretor da Área Internacional era Nestor Cerveró.

Fonte: Terra



Contrato temporário ainda predomina nas Prefeituras do CE

Faltam concursos em vários municípios do Estado. Em Sobral o último foi realizado há 12 anos e, no geral, Saúde e Educação são os que mais demandam profissionais efetivos. A falta destes profissionais também acontece em Juazeiro do Norte e Crateús. Em Iguatu, são as condições de trabalho que são questionadas por quem já foi convocado. De acordo com o presidente do Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Sobral, Célio Brito, metade dos funcionários da Prefeitura Municipal de Sobral são terceirizados.

"Entre efetivos temos uma média de 2.500 servidores municipais, e outro tanto desse em terceirizados", disse ele. Isso se dá, segundo o presidente, principalmente porque o último concurso geral que aconteceu em Sobral foi há 12 anos, sendo que a partir daí foram apenas concursos pontuais para uma ou outra secretaria municipal.

No caso do Departamento de Trânsito de Sobral, a situação é uma das piores. Dos 21 funcionários iniciais, apenas 13 agentes efetivos continuam a trabalhar. "Eles chegam a trabalhar apenas três agentes por expediente, e Sobral hoje possui uma frota de mais de 60 mil veículos cadastrados no Detran da cidade e uma média de 5 mil flutuantes diários", diz ele. Para esse déficit, Célio destaca que a Prefeitura declarou a intenção de um novo concurso público para Guarda Municipal, com 100 novos postos, separando do total 20% para o trânsito.

Em Juazeiro do Norte, os setores de educação e saúde são os que mais apresentam demandas em relação à necessidade de realização de concurso público para preenchimentos de vagas ou, então, para que seja reduzido o número de funcionários temporários contratados.

O Sindicato dos Funcionários Públicos de Juazeiro do Norte (Sindijus) também aponta deficiência no contingente de pessoal para ocupar a função de auxiliar de serviços em todas as áreas da administração municipal. Conforme o Sindicato, os trabalhos relativos a tal função acontecem através de uma empresa terceirizada.

A presidente da entidade, Maria José dos Santos Silva, ressalta que na área educacional há número excessivo de professores contratados em regime temporário. Tal situação, conforme avalia a sindicalista, garante a existência de vagas que poderiam ser ocupadas por professores contratados após realização de certame.

"Se existem professores temporários é porque há vaga em aberto. Essa questão, inclusive, já poderia ter sido solucionada caso o município providenciasse a realização de concurso", diz.

Em Crateús novas oportunidades surgirão n o quadro de servidores públicos municipais. A população dos dois municípios maiores desta região, Crateús e Tauá, aguardam a realização de concursos públicos por parte das Prefeituras Municipais. Há vários anos que as gestões não realizam concursos públicos para provimento de cargos.

Em Crateús, o último concurso foi realizado há sete anos. O edital será lançado no final deste mês, segundo a gestão, com 250 vagas para vários cargos. A maioria das vagas é para o cargo de professor de educação básica, para o qual o concurso oferecerá 73 vagas. Desde o início de setembro do ano passado, a Câmara Municipal aprovou o projeto, que autoriza o certame.

A pedagoga Cláudia Sales atua como professora contratada no município há três anos e sonha com a conquista de uma vaga para a área de educação infantil.

"Estou me preparando há três anos para o concurso que é muito aguardado aqui por vários profissionais. Quero conquistar uma vaga via concurso porque assim conquisto a minha estabilidade profissional", conta a professora que leciona na Escola Maria José Bezerra, na sede do município.

Já em Tauá, a gestão prepara o projeto de lei estabelecendo o número de vagas e as regras para a realização do certame para ser encaminhado à Câmara Municipal de Tauá também nos próximos dias. A previsão é de que o concurso seja realizado neste semestre. "Estamos realizando um mapeamento em todas as Secretarias para verificar a necessidade de pessoal e assim a assessoria jurídica elaborar o projeto de lei para enviar para a Câmara. Ainda não sabemos o quantitativo de vagas e quais as funções que mais oferecerão oportunidades", informa a chefe de gabinete, Wanja Gonçalves.

Se todo o processo do concurso público ocorre de forma regular, é uma boa alternativa para quem busca estabilidade financeira. No caso da cidade de Iguatu, a contratação por meio de concurso vem repercutindo no funcionamento da administração e acabou revelando, em alguns casos, a falta de estrutura adequada para acolher os novos servidores.

Foi o que aconteceu com um grupo de quatro procuradores do município. Contratados há um ano, eles esperam por uma melhor sala para exercer a função. Existe um consenso entre os servidores aprovados e contratados que vieram de outros centros urbanos, alguns de cidades grandes, para morar no Interior: a busca de estabilidade financeira. A maioria está em fase de adaptação e continua estudando para novos concursos.

"No início foi complicado, moradia, alimentação e o desenvolvimento do trabalho, mas agora estou adaptado e gostando", disse o procurador, Artur de Moura. A realização de dois concursos públicos em 2012 e 2013 pela Prefeitura de Iguatu contribuiu para a mudança, embora lenta, no perfil do serviço público municipal nas áreas de administração, saúde e educação.

Mais de dois mil servidores temporários foram afastados e assumiram funcionários contratados. A realização de concurso público para diversas áreas tende a melhorar o andamento da administração na perspectiva de contratação de pessoal técnico e mais comprometido com a função pública.

"A maioria dos municípios prefere não realizar concurso, mantendo cargos por apadrinhamento e por contratos temporários que se perpetuam de forma inconstitucional", observa o promotor de Justiça, Leidomar Pereira. Depois de mais de oito anos sem realizar concurso, a Prefeitura de Iguatu promoveu um certame em dezembro de 2012, oferecendo 948 vagas, mas foram aprovados somente 511, dos quais apenas 400 assumiram suas funções.

No ano seguinte, após firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, a administração municipal realizou nova seleção pública ofertando 1.875 vagas. De acordo com o Departamento de Recursos Humanos, foram aprovados 987 candidatos do nível fundamental e médio, além de dezenas de nível superior.

O procurador geral do município, Vinicius Sales, informou que a administração tem até o dia 2 de maio para convocar os aprovados. "Já começamos com o processo", disse.

Fonte: Diário do Nordeste



Quais são as chances de sobreviver em alto-mar depois de um acidente?

As buscas pelo Boeing 777 da Malaysia Airlines continuam. Ainda não há pistas do paradeiro do avião, que desapareceu em algum lugar da costa do sudeste da Ásia no sábado (08 de março). O que existem são algumas teorias e especulações sobre terrorismo.

As autoridades e os militares de vários países se uniram para avaliar radares e imagens de satélite em uma busca para encontrar o avião. Os especialistas também estão avaliando quais seriam as chances de sobrevivência dos passageiros e tripulantes no caso de uma possível queda da aeronave.

Supondo que o avião caiu sobre o oceano, quanto tempo os passageiros, que supostamente sobreviveram à queda, poderiam continuar a viver em mar aberto?

Sobreviver a um acidente de avião
A primeira preocupação de um acidente que acontece sobre o oceano é, naturalmente, sobreviver à própria queda do avião, que já é algo bastante violento. Existem casos em que as mortes já ocorrem antes de atingir a superfície, devido à despressurização.

No entanto, existem registros de quedas — e aterrisagens emergenciais em lugares não preparados — com sobreviventes. Ao contrário do que muita gente pode pensar, as chances de sobrevivência são até surpreendentemente boas. De acordo com o National Transportation Safety Board (NTSB), mais de 95% dos passageiros envolvidos em um acidente de avião sobrevivem.

Com a avaliação de acidentes que tiveram sobreviventes e várias décadas de estudo, alguns especialistas notaram que há várias ações que os passageiros podem fazer para aumentar suas chances de sobrevivência, tais como o uso de sapatos e roupas apropriadas.

"Imagine ter que fugir de um avião em chamas? Se você tiver que fazer isso, como vão se sair os seus sapatos de salto ou chinelos?”, afirmou Cynthia Corbett, uma especialista em fatores humanos da Administração Federal de Aviação (FAA), ao site WebMD.

Alguns estudos têm revelado que as pessoas sentadas nos assentos para trás da asa tinham 40% mais chances de sobreviver do que aquelas sentadas na parte da frente do avião. Além disso, os assentos do corredor perto de uma porta de saída estão entre os mais seguros.

Os especialistas também afirmam que os primeiros 90 segundos após um acidente são os mais importantes, pois, se você puder manter a calma e se mover para fora do avião rapidamente, suas chances de sobrevivência são muito maiores. O que acontece é que essa é uma situação desesperadora e com razão para isso, não é verdade?

Manter a calma é difícil, mas é necessário ter sangue frio e ir em frente. Em situações como essa, os passageiros estão em tal estado de pânico que eles mal conseguem retirar o cinto de segurança.

De acordo com o site Mother Nature Network, relatórios do National Transportation Safety Board mostram que muitas vítimas de acidente são encontradas em seus lugares com os cintos de segurança ainda afivelados. "É por isso que é importante saber o que fazer, mesmo sem as ordens. Algumas pessoas se sentam e esperam por ordens, e, se não ouvirem nenhuma, então elas praticamente se rendem ao desastre”, disse Cynthia Corbett.

Peixes, tartarugas e aves
Qualquer acidente de avião sobre o oceano apresenta circunstâncias especiais, é claro, porque aqueles que já sobreviveram à queda deverão ainda lutar pela vida em mar aberto, seja em um bote ou apoiado a algum destroço — caso a ajuda não chegue.

Os especialistas dizem que um bote salva-vidas aumentaria as probabilidades de uma pessoa sobreviver, uma vez que eles são menos propensos a se cansar tentando boiar, além de tornar menos provável de ser atacado por tubarões. Os botes também podem atrair peixes e aves (ou seja, fontes de alimentos).

Além disso, muitos botes salva-vidas são equipados com kits de primeiros socorros, água potável, foguete de sinalização, além de um tipo de lona para se proteger do sol e da chuva. Porém, existe um pequeno problema em toda essa história: nem todos os aviões carregam botes salva-vidas.

A Federal Aviation Administration (FAA) exige botes para todos os passageiros na maioria das aeronaves comerciais que voam sobre a água nas chamadas "operações prolongadas”, que são geralmente definidas por trafegar por 81 km ou mais sobre alto-mar.

Em alguns casos, no entanto, a FAA dispensa esses equipamentos para certos aviões. Por exemplo, se esses aviões tiverem coletes salva-vidas para todos os passageiros e se eles não voam acima de 7,6 km. Ainda não se sabe se o voo do Malaysia estava carregando botes salva-vidas.

A vida no mar
Mesmo aquelas pessoas que conseguem um bote salva-vidas enfrentam grandes desafios, como a desidratação e a inanição. O corpo humano precisa de água para sobreviver e poucas pessoas ficariam mais de uma semana sem ela. Temperatura, umidade e a própria situação da saúde do indivíduo podem aumentar ou diminuir seu tempo de sobrevivência sem água.

Mas existem casos de sucesso de sobrevivência em alto-mar, por mais difícil que possa parecer. No mês passado mesmo, você pôde conferir aqui no Mega Curioso o caso de José Salvador Albarengo, um pescador que sobreviveu por 13 meses no oceano. Ele disse às autoridades que sobreviveu bebendo sangue de tartaruga e de água da chuva e comendo peixes e aves que capturou com as próprias mãos.

"Em alto-mar, quase todas as tartarugas, aves e peixes são seguros para comer sem cozinhar", disse o Dr. Claude Piantadosi, um professor de Medicina da Duke University Medical Center, ao National Geographic.

O pescador também relatou ter bebido a sua própria urina quando nada mais estava disponível, mas essa pode não ser uma boa ideia.

"Beber a própria urina não é recomendado porque você está reingerindo os sais que os seus rins estão tentando eliminar", disse Piantadosi, autor do livro "A Biologia da sobrevivência humana: a vida e a morte em ambientes extremos". No entanto, vale lembrar que ele não passou por uma queda de avião, e sim um naufrágio de seu barco de pesca.

Sobrevivendo ao mar aberto
Na água, uma pessoa sem um colete salva-vidas ou algum tipo de dispositivo de flutuação iria se tornar muito cansada em questão de horas, especialmente na água fria. Os tubarões também são uma ameaça, apesar de um ataque não ser tão comum como muitas pessoas pensam.

Uma preocupação mais grave é a hipotermia, uma condição mortal que pode ocorrer até em águas consideradas mais quentes, com uma média de 16 graus Celsius. As temperaturas da água de superfície no Golfo da Tailândia — região onde a aeronave da Malaysia Airlines pode ter caído — ficam em torno de 27 graus Celsius, o que aumenta as chances de sobrevivência entre os passageiros e tripulantes.

Porém, a demora no resgate pode diminuir essa probabilidade, pois entram os outros problemas como sede, inanição e os perigos do mar.

Fonte: Mega Curioso



Copa 2014: Estádios do Brasil têm assentos mais caros dos últimos Mundiais

Os torcedores que assistirem às partidas da Copa do Mundo em um dos 12 estádios brasileiros vão se sentar nas cadeiras mais caras dos últimos Mundiais da Fifa. Cada um dos 664 mil assentos instalados nas arenas brasileiras (somando todos os estádios) custou, em média, R$ 12 mil. O valor é praticamente o dobro do preço praticado na Alemanha, que chegou a R$ 6,4 mil no Mundial de 2006. Já a África do Sul gastou o equivalente a R$ 7 mil por unidade na Copa de 2010.

O preço de uma cadeira nos estádios que receberão jogos da Copa é a forma de avaliar quanto o país-sede investiu para receber o torneio. Pega-se o valor total da construção da arena ou de sua reforma e divide-se esse montante pelo número de lugares destinados aos torcedores. Quanto maior for a capacidade de um estádio, menor será o valor unitário do assento. Desse modo, a reportagem do Estado fez um comparativo, baseado em números oficiais, dos preços dos assentos das três últimas Copas.

O Brasil, de acordo com o governo federal, gastou R$ 8,05 bilhões para a adequação das 12 arenas. Os dez estádios sul-africanos custaram R$ 4,15 bilhões (591 mil cadeiras). Na Copa da Alemanha, o valor das 12 arenas foi de R$ 4,2 bilhões (655 mil assentos). As contas finais dos gastos das Copas de 2006 e 2010 foram divulgadas pelos Comitês Organizadores Locais dos respectivos países-sede.

Segundo José Roberto Bernasconi, presidente nacional do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), a grande diferença nos custos dos estádios do País em relação às Copas anteriores está ligada à falta de planejamento e ao início de algumas obras sem o projeto de engenharia pronto. "É preciso valorizar o planejamento. O projeto completo influi diretamente no custo da obra, no prazo e na qualidade da construção", afirmou.

O Brasil foi escolhido sede do Mundial de 2014 no dia 30 de outubro de 2007, mas os projetos de engenharia começaram a sair do papel apenas em 2010 e 2011, quando o prazo de preparação para o evento já passava da metade.

Entre todos os 34 estádios das Copas 2006, 2010 e 2014 juntos, o Mané Garrincha é o mais caro: cada cadeira instalada no estádio de Brasília custou R$ 19,8 mil - o preço do estádio chegou a R$ 1,403 bilhão. No último domingo, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) afirmou que o valor pode passar de R$ 1,6 bilhão. Dessa forma, cada uma das 71 mil cadeiras da arena do DF sairá por R$ 22,6 mil.

Na Arena Corinthians, palco de abertura da Copa do Mundo, o valor de cada assento foi de R$ 17.803 - o índice está à disposição no site da Prefeitura de São Paulo, com a proporção de R$ 820 milhões para um estádio de 48 mil lugares. A instalação das arquibancadas móveis, com 19,8 mil cadeiras, custará R$ 38 milhões. Nas Copas anteriores, a Allianz Arena, de Munique, e o Green Point, da Cidade do Cabo, estão entre os estádios mais caros. O custo por assento ficou em R$ R$ 13,9 mil e R$ 14,7 mil, respectivamente.

Estádios novos
No Brasil, sete arenas foram construídas para a Copa do Mundo: Arena Corinthians, Arena Pernambuco, Arena Pantanal, Arena Amazônia, Mané Garrincha, Fonte Nova e Arena das Dunas. Cinco passaram por reformas: Arena da Baixada, Beira-Rio, Castelão, Mineirão e Maracanão. No Rio e em Belo Horizonte, porém, as mudanças foram profundas.

Na Alemanha, cinco estádios foram erguidos especialmente para o Mundial. Além do Allianz Arena, o fato ocorreu em Gelsenkirchen, Hamburgo, Frankfurt e Leipzig. O número é o mesmo da África do Sul, que construiu arenas em Durban, Cidade do Cabo, Nelspruit, Polokwane e Port Elizabeth. Em 2006, sete arenas passaram por reforma. Em 2010, foram cinco.

De acordo com Bernasconi, realizar uma reforma em vez de uma nova construção não diminui necessariamente os custos da obra. "É relativo. Em certos casos uma reforma implica em quebras parciais e restrições que podem dificultar o trabalho", disse.

Confira o custo de cada Copa
Alemanha/2006
Custo total dos 12 estádios: R$ 4,2 bilhões
Número total de assentos: 655 mil
Custo de cada assento: R$ 6.412 mil

África do Sul/2010
Custo total dos 9 estádios: R$ 4,15 bilhões
Número total de assentos: 591 mil
Custo de cada assento: R$ 7.021 mil

Brasil/2014
Custo total dos 12 estádios: R$ 8,05 bilhões
Número total de assentos: 664 mil
Custo de cada assento: R$ 12.123 mil

Fonte: Estadão



Plantão Infotech: Saiba como bloquear solicitações de jogos no Facebook

Os jogos são importante fonte de renda e diversão no Facebook, mas é fácil encontrar quem não suporta receber notificações sempre que os amigos acham que devem sugerir um FarmVille, Candy Crush etc. O que nem todo mundo sabe é que há como bloquear essas sugestões.

Você não tem como optar por jamais ser convidado para um jogo ou aplicativo novo, mas pode riscar um título que já foi oferecido - e também o usuário que fez a recomendação.

Para isso, vá ao link de jogos que fica na barra lateral esquerda e clique em "Solicitações" - ou neste link aqui.

Lá, acione cada "X" que estiver ao lado de aplicativos e jogos. Quando fizer isso, você ainda poderá optar por nunca mais receber solicitações da pessoa que te mandou aquilo e bloquear de vez o app, evitando que outro usuário tente recomendá-lo.

Fonte: Olhar Digital 



Crato (CE): Polícia prende jovem residente em Juazeiro do Norte praticando assaltos

A polícia de Crato prendeu o jovem Decieudo Leandro da Silva, de 24 anos, residente na Rua Francisco Dias Ferreira, 825 (Tiradentes) em Juazeiro do Norte, por volta das 21 horas desta terça-feira. Ele teria praticado uma série de assaltos a mão armada em uma moto vermelha tomando aparelhos celulares de suas vítimas. Diligencias foram feitas e este foi localizado pelo Cabo Marques e os Soldados Sérgio e Alves da Força Tática de Apoio.

O acusado se encontrava nas imediações do Posto Planalto na direção de Juazeiro e ainda tentou escapar em vão da polícia pelas ruas do Conjunto São José. Numa estrada, Decieudo caiu na lama e correu por dentro do mato quando foi preso. Ele disse que trabalha como chapeado e atirou seis celulares roubados no matagal os quais foram encontrados pelos PMs e levados para a Delegacia juntamente com o jovem e sua moto Yamaha Factor de cor vermelha e placa OCF-6127, que, segundo ele, é de sua sogra.

Já por volta das duas horas da madrugada desta quarta-feira uma equipe do Ronda do Quarteirão com os Soldados Luismar e J. Santos esteve na Avenida Teodorico Teles, 253 (São Miguel) em Crato, onde se encontrava o comerciante Cícero Rodrigues dos Santos, de 41 anos. Ele disse que tinha uma pessoa dentro do seu estabelecimento e, ao abri-lo, foi encontrado o servente de pedreiro George Sandro Félix Batista, de 24 anos, que mora na Rua Irmã Elvira, 120A em Crato. O acusado estava com duas sacolas contendo cigarros e certa quantia em dinheiro, sendo levado para a delegacia.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Em visita ao Ceará, Dilma faz entrega de 'kit seca' e inaugura Eixão das Águas

Em visita esvaziada de anúncios e com apelo político, a presidente Dilma Rousseff entregou, em cerimônia nesta quarta-feira (19), em Fortaleza, um total de 172 máquinas a prefeitos de 141 municípios do Estado.

Foram 2 motoniveladoras, 41 caminhões-caçamba, 59 carros-pipa e 70 pás carregadeiras, que deverão beneficiar 195 mil agricultores familiares. Nestes equipamentos, o governo federal investiu cerca de R$ 50 milhões. No total, o Ceará recebeu 824 equipamentos, somando R$ 220 milhões investidos por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

"Nós não poderíamos deixar de olhar pras prefeituras de até 50 mil habitantes, porque todas as prefeituras representam uma parte importantíssima do nosso País, que é aquela que tem menos recursos e, ao mesmo tempo, grande demanda. É lá que está o forte da produção rural do País e se concentra a maioria dos municípios", destacou Dilma.

Máquinas devem ser usadas em estradas vicinais
Conforme a presidente, os municípios poderão utilizar as máquinas de acordo com seus programas e necessidades, como a construção e manutenção das estradas vicinais, favorecendo o escoamento das produções agrícola e pecuária.

Dilma explicou que, se cada prefeito comprasse os itens do 'kit seca' de forma individual, gastaria cerca de R$ 1,4 milhão, valor que foi reduzido pela compra em quantidade feita pelo governo federal.

Para o ministro do MDA Miguel Rossetto (PT), recém-empossado pela presidente, os equipamentos serão fundamentais para a melhorias das estradas vicinais e realização de obras para que as cidades do Interior possam se proteger contra a seca. "As máquinas serão utilizadas prioritariamente na melhoria das estradas. Boas estradas querem dizer escoamento da produção. Vamos articular esse investimento com outros que estimulam a produção agropecuiária", disse o ministro.

Trecho V eleva em 50% a oferta de água na Capital
A presidente inaugurou ainda o trecho V do Eixão das Águas, e destacou que trata-se, junto com o Cinturão das Águas, de uma das maiores obras de segurança híidrica do País. O governador Cid Gomes destacou que o trecho V do Eixão das Águas aumenta em 50% a oferta de água tratada em Fortaleza e que, nos próximos 30 anos, a Capital não terá problemas de risco de desabastecimento, como o que está ocorrendo em São Paulo.

Cid afirmou ainda que está, em parceria com o governo federal, dando início a um conuutno de adutoras de engate rápido que beneficiará municípios como Crateús, Canindé, Caririaçu, Caridade, Tauá, Quiterianópolis, Coreaú, Moraújo, Alcântara, dentre outros., enaltecendo ainda a garantia de abastecimento de água a Fortaleza pelos próximos 30 anos.

Dilma recebe carta de reivindicações
De olho na disputa de outubro, Dilma fez questão de cumprimentar os 141 prefeitos de municípios beneficiados pelo chamado kit-seca do MDA. Também destacou que não olha se o "prefeito compõe minha base de apoio" para que o município seja beneficiado com os programas do governo.

Após a entrega das chaves aos gestores, o prefeito de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento (PSD), discursou representando os municípios cearenses e afirmou ter entregue à presidente uma carta com demadas dos gestores locais ao governo federal. Dentre as reivindicações, estão a reestruturação do Dnocs e a "queda constante" dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Fonte: Diário do Nordeste



Mais 5 teorias sobre o sumiço do voo da Malaysia Airlines

Como você sabe, o mundo inteiro está acompanhando as investigações sobre o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines e, apesar de já terem se passado mais de dez dias, ninguém sabe dizer o que realmente aconteceu. Contudo, em uma era na qual todos os nossos passos são vigiados e temos os céus cobertos por radares e satélites, o sumiço de um Boeing 777-200 com 239 pessoas a bordo parece algo inconcebível.

Segundo o governo malaio, a aeronave foi intencionalmente desviada de sua rota e pode ter tomado a direção norte ou sul de sua última localização conhecida, ou seja, quando voava sobre o Estreito de Malacca. Além disso, satélites registraram sinais emitidos pelo avião, sugerindo que ele continuava operativo entre cinco e seis horas após o último avistamento realizado através de radares militares.

Na falta de respostas concretas, muitas teorias surgiram para explicar o intrigante desaparecimento da aeronave. Mas, com o passar do tempo, mais cenários foram sendo considerados, e a BBC reuniu em um interessante artigo uma lista de hipóteses apresentadas por pilotos, militares e especialistas na área da aviação, das quais você pode conferir cinco a seguir:

1 – Pouso nas Ilhas Andaman
Uma teoria que ganhou força nos últimos dias é a de que o avião foi sequestrado e teria pousado em algum lugar desconhecido. Pois parece que em determinado ponto da viagem, o Boeing estaria voando em direção a um arquipélago que faz parte do território indiano composto por mais de 570 ilhas, das quais mais de 30 são inabitadas. Mas, apesar de este ser o cenário ideal para esconder um avião “roubado”, o pouso em uma ilha seria extremamente difícil.

Segundo um piloto consultado, o comandante teria que encontrar uma faixa de areia com ao menos 1.500 metros de extensão. Além disso, com um avião tão pesado, os pneus do trem de pouso provavelmente se enterrariam na areia, arrancando parte da fuselagem. Já uma manobra sem esse dispositivo aumentaria significativamente o risco de que as asas — que armazenam o combustível — fossem danificadas na queda, impossibilitando uma nova decolagem.

2 – Corredor norte – sul
Caso o avião tenha seguido para o sul da última posição conhecida, essa trajetória conduz a uma vasta área aberta do Oceano Índico e, se a aeronave não caiu nesse enorme espaço, ela pode ter seguido para uma região despovoada do interior da Austrália. Essa alternativa é apontada por alguns especialistas como possível quando consideramos uma aeronave que voou por tanto tempo sem ser detectada por nenhum radar.

Por outro lado, se o Boeing seguiu para a direção norte, uma das possibilidades é que ele tenha pousado em alguma área desértica do Cazaquistão. Aliás, segundo uma especialista consultada, esta alternativa é mais plausível do que a do pouso em uma praia deserta (veja o item 1). O problema é que a aeronave teria sido detectada pelos radares cazaques e, segundo um pronunciamento do Comitê de Aviação Civil do país, isso não aconteceu.

E mais: antes de pousar no Cazaquistão, o Boeing da Malaysia teria que ter atravessado o espaço aéreo da Índia, Paquistão e Afeganistão, e nenhum radar detectou sua presença. Além disso, a teoria levantada de que a aeronave teria pousado no Paquistão também é questionada, pois, além de ter um dos espaços aéreos mais vigiados do mundo, as regiões mais remotas do país são constantemente monitoradas por satélites e drones.

3 – Separatistas chineses
Das 239 pessoas a bordo do voo MH370, 153 eram chinesas. Essa informação levou alguns a especular que separatistas islâmicos da etnia uigur poderiam ter algo a ver com o sumiço da aeronave. Integrantes do grupo teriam forçado o piloto a pousar no deserto do Taklamakan, um dos maiores desertos de areia do mundo. Entretanto, mais uma vez, para ter chegado até essa região, o avião teria que ter passado despercebido pelos radares de diversos países.

4 – Camuflagem
Outra hipótese levantada foi a de que o voo MH370 teria ficado camuflado sob a “sombra” do radar de outra aeronave. Quando desapareceu, um avião da Singapore Airlines se encontrava na mesma vizinhança que o da Malaysia e seguia para a Espanha. Uma análise da rota — feita por um blog de aviação — apontou que a aeronave malaia teria realizado uma manobra e ficado logo atrás do outro avião, tornando-se invisível para os controladores em terra.

Além disso, ao ter o transponder desligado, o avião da Malaysia poderia ter voado nessa situação sem ser detectado, atravessando o espaço aéreo de vários países sob a sombra da outra aeronave. Assim, os radares detectariam apenas o avião da Singapore, enquanto que o voo MH370 desviaria sua rota em determinado ponto da viagem, pousando em algum lugar remoto do planeta.

5 – Reaproveitamento
Mais uma teoria circulando por aí é a de que um grupo terrorista roubou o avião para utilizá-lo em um ataque ao estilo do que ocorreu contra o World Trade Center em 11 de setembro. Assim, a aeronave estaria escondida e camuflada em algum lugar, esperando para ser reabastecida e equipada com um novo transponder antes de ser direcionada a uma cidade qualquer.

Nesse sentido, segundo um ex-piloto da Força Aérea Britânica, apesar de não ser impossível, seria muito difícil pousar um avião, escondê-lo e depois decolar com ele novamente sem que ninguém descubra. Isso sem falar que não existe a segurança de que outro transponder daria à aeronave uma “identidade” completamente nova.  No entanto, nesta altura do campeonato nenhuma hipótese, por mais absurda que pareça, pode ser completamente descartada.
***
É claro que existem muitas outras hipóteses sobre o que pode ter acontecido com a aeronave da Malaysia Airlines — como a despressurização proposital para matar todos a bordo, suicídio, luta entre tripulação e possíveis sequestradores, desintegração do avião etc. —, e até que ela seja encontrada, muitas outras vão surgir. E falando nisso, caro leitor, qual é a sua teoria sobre o desaparecimento do que se tornou o objeto mais buscado do mundo?

Fonte: Mega Curioso (via BBC)



Plantão Infotech: As 11 coisas que você não pode fazer no Facebook

Como todas as comunidades, físicas ou virtuais, o Facebook tem suas regras de convivência. Elas nunca ficam muito claras e a maioria dos usuários jamais chegou a procurar a página onde os termos são descritos em detalhes. Abaixo está um resumo das principais regras da rede:

Violência e ameaças -  O Facebook se compromete a remover qualquer conteúdo que indique que alguma pessoa esteja em risco de sofrer violência. Organizações terroristas também são vetadas, assim como posts que promovam atos de vandalismo, roubo, ou que causem danos financeiros a outras pessoas.

Autoflagelação - O Facebook remove conteúdo que encoraje a automutilação, distúrbios alimentares ou o uso de drogas pesadas. Pessoas com tendências suicidas poderão receber auxílio de agências de prevenção.

Bullying e assédio - Comportamento abusivo direcionado a pessoas específicas, como envio de solicitações de amizade repetidamente, ou mensagens indesejadas são consideradas assédio, e o Facebook não aceita.

Discurso de ódio - A empresa faz distinção em discursos sérios e humor e encoraja discussões de ideias, mas não tolera que grupos ou indivíduo ataquem pessoas baseado em “raça, etnia, nacionalidade, religião, gênero, orientação sexual, deficiência ou doença”.

Conteúdo gráfico - O Facebook não veta imagens violentas indiscriminadamente: existe uma subjetividade. A rede social permite a divulgação de material como decapitações, desde que seja com intuito de condená-lo. Para fins sádicos ou glorificação da violência, não é permitido.

Nudez e pornografia - Material pornográfico é proibido. Para a nudez existem limites: fotos de amamentação são permitidas, assim como esculturas e “conteúdo de importância pessoal” como um todo.

Identidade e privacidade - A empresa pede que usuários não divulguem informações pessoais de outros sem a devida permissão. Além disso, a criação de “fakes” com intuito de se passar por outra pessoa ou organização é proibida.

Propriedade intelectual - O Facebook não permite uso e divulgação de material protegido por direitos autorais na rede se o usuário não tiver permissão para isso.

Produtos controlados - Não é permitido vender produtos regulamentados como armas, álcool e tabaco. Posts promovendo estes conteúdos devem obedecer a legislação local.

Phishing e spam - O Facebook tenta evitar estas práticas e solicita que não se entre em contato com outras pessoas com fins comerciais sem permissão.

Segurança - A rede social também não tolera fraude ou enganação, bem como “tentativas de comprometimento de sua privacidade ou segurança”.

Como denunciar conteúdo?
Para marcar um post para análise, acesse a timeline da página ou usuário que postou o material que você considera impróprio e encontre o post em questão. Em seguida, pressione a setinha cinza e clique em "Denunciar/Marcar como spam". O post será escondido; então, pressione "Denunciar" para concluir o processo e selecione o tipo de reclamação que tem a fazer.

Como funciona a remoção de conteúdo?
O Facebook diz que todas as denúncias são analisadas manualmente pela equipe. Segundo a empresa, a exclusão acontece apenas em caso de violação dos termos e mediante ordem judicial.

As denúncias são classificadas de acordo com o tipo e entram em uma fila de análise da equipe. Alguns casos, como conteúdo suicida e usuários menores de 13 anos (proibidos de criar contas) acabam passando na frente. No primeiro caso, a rede pode sugerir o encaminhamento para instituições de ajuda.

Depois de fazer uma denúncia, o usuário pode conferir a o status da análise no painel de suporte. Clique aqui para conferir o seu. O Facebook também diz que não adianta denunciar o mesmo conteúdo várias vezes; se ele não for considerado impróprio, ele não será removido.

Fonte: Olhar Digital 



Juazeiro do Norte (CE): Obras em aeroporto terão verbas do PAC

Os recursos necessários para pagamento das desapropriações de terrenos próximos ao aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste município, poderão ser disponibilizados através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos próximos meses. A informação foi prestada ontem pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), através de sua assessoria de comunicação, dando conta de que as discussões referentes à liberação dos recursos já estão sendo mantidas junto ao Ministério do Planejamento.

Ontem, data tida como limite para a realização dos depósitos indenizatórios, representantes do empresariado local, juntamente com segmentos organizados da sociedade, aproveitaram para reivindicar maior atuação da bancada cearense no Congresso Nacional como forma de pressionar os Ministros Miriam Belchior e Moreira Franco, do Planejamento e Aviação Civil, respectivamente, a encontrarem uma solução para o problema.

Em nota, a Infraero explicou que o atraso no pagamento dos depósitos se deu em virtude da perda de receita ocasionada pela concessão, em 2012, de três dos maiores aeroportos da rede (Guarulhos, Viracopos e Brasília), que respondiam por 37% das receitas operacionais da Infraero, o que levou a empresa a atravessar um processo de reestruturação, inclusive financeira. Dessa forma, todos os recursos previstos no Orçamento de 2013 e que não haviam sido utilizados acabaram sendo contingenciados pelo Ministério do Planejamento.

A Infraero também informou que no último dia 14 de março fez novo pedido à Justiça objetivando prorrogar, por mais 90 dias, o prazo para pagamento dos depósitos indenizatórios. A empresa garantiu, ainda, continuar empenhada na retomada das obras de instalação dos módulos operacionais de embarque e desembarque do terminal do Cariri, que vão ampliar em 1.050 m² a área do aeroporto, cujo a capacidade atual de atendimento é de 400 mil passageiros ao ano. Em 2013, o aeroporto Orlando Bezerra de Menezes registrou 388 mil embarques e desembarques.

Sensibilização
"O que nós estamos buscando com esse movimento é sensibilizar o governo federal, as autoridades representativas do Ceará e a própria Infraero para a seriedade da situação", observou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte, Michel Araújo.

Segundo o líder classista, caso não seja efetivado o projeto de expansão do sítio portuário, o município poderá enfrentar uma desaceleração no setor econômico, gerando, a partir daí, inúmeros prejuízos. "Já se percebe a diminuição no número de passageiros nos terminais de embarque e desembarque, bem como de empresas de aviação que utilizam o aeroporto.

Caso nenhuma ação seja adotada como forma de garantir as obras de expansão do equipamento, nós poderemos verificar, em pouco tempo, retração nas vendas do comércio, o que acarretaria em diminuição de vagas no mercado de trabalho e, consequentemente, diminuição do poder econômico de Juazeiro do Norte e do Cariri", alertou.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR 

Fonte: Diário do Nordeste




Estes 12 itens comuns da sua casa podem matar você – entenda

Parece piada, mas alguns itens que você encontra em sua cozinha podem causar a sua morte, caso você os ingira em grandes quantidades. O site Digg publicou uma lista com alguns produtos comuns e as quantidades necessárias de cada um deles para que uma pessoa morra. Bizarro, não é mesmo? E interessante também. Saiba quais são esses assassinos abaixo e, logicamente, não faça nada disso em casa, por favor:

1 – Canela
A dose considerada fatal de canela em pó é de 40 colheres de sopa e, felizmente, é praticamente impossível que alguém consiga ingerir tudo isso. Há algum tempo várias pessoas aderiram ao “desafio da canela” e fizeram vídeos de suas tentativas de comer uma grande quantidade do produto.

Sobre a canela, é importante saber que 40 colheres de sopa podem conter uma quantidade fatal de belzaldeído – na dúvida, evite comer doses absurdas do produto.

2 – Sabão de lavar roupa
Só a ideia de ingerir esse produto já deixa qualquer estômago revirado, mas é preciso saber que o consumo de 17 copos de sabão são fatais ao organismo humano. Você pode até não morrer se decidir beber um pouco de sabão líquido, mas vai passar muito mal.

3 – Pasta de dente
Levar uma pequena quantidade à boca para escovar os dentes, tudo bem; comer 13 tubos do produto, melhor não.

4 – Água
Todo mundo sabe que beber água é supersaudável e que cada pessoa deve ingerir, em média, 2 litros do líquido por dia. O problema é quando alguém resolve beber 6,5 litros de uma só vez ou com intervalos muito curtos de tempo– aí o corpo entra em colapso e para de funcionar.

5 – Casca de batata
Uma dica para a vida: nunca coma uma batata que pareça estragada. Há relatos médicos de pacientes com disritmia cardíaca, pesadelos, enxaquecas e tontura depois da ingestão do produto. E sabe o que é o pior? Quarenta mg já são suficientes para causar estrago, especialmente quando a parte ingerida é a pele que recobre do tubérculo. A ingestão dessa casquinha da batata estragada pode causar falhas no sistema nervoso central. Quem diria, hein!

6 – Chiclete
Já imaginou que bizarro morrer de tanto mascar chiclete? Essa tarefa é bem difícil, para não dizer impossível, e, para morrer de tanto mastigar o doce, você precisaria consumir 404 pacotes de chiclete de uma vez só.

7 – Queijo Roquefort – o queijo “azul”
Se você conseguir a proeza de comer 10 kg desse queijo de cheiro extremamente forte, é bem possível que você morra.

8 – Cenoura
Comer 24 cenouras por semana durante oito meses vai fazer com que sua pele fique laranja e você tenha uma condição chamada carotanemia. Agora se você comer 215 cenouras – 17,6 kg – de uma só vez, vai acabar envenenado por carotenoides, o que é fatal.

9 – Limpador de vidro
Se você ingerir 58 ml desse tipo de produto, ficará intoxicado; agora se você for mais sedento e ingerir 400 ml do produto, dê adeus à atividade do seu sistema nervoso e à vida, de um modo geral.

10 – Capsaicina
Talvez você nem saiba, mas capsaicina é a substância responsável por causar o sabor apimentado de alguns temperos, petiscos e alimentos. O que você sabe menos ainda é que essa substância, quando pura, é extremamente perigosa. Seis gramas já acabariam com a sua vida.

11 – Spray de cabelo
Se a sede for tanta e você não resistir àquelas duas latas de spray de cabelo, é melhor ter noção de que ingerir essa quantidade do produto pode ajudar você a bater as botas. Melhor não tentar.

12 – Centrum
As cápsulas vitamínicas prometem melhorar a qualidade de vida de quem as toma – até aí, tudo bem. É importante, porém, que você saiba que 39 comprimidos já vão fazer com que você desenvolva úlceras estomacais, tenha vômitos e perca a qualidade de suas funções renais. Agora se você bater a cabeça na parede e resolver comer 61 potes do produto, o equivalente a 6.105 comprimidos, é bem provável que você morra de falência renal.

***
Os cálculos para chegar aos resultados que você viu acima foram feitos com base em uma pessoa de 70 kg.

Fonte: Mega Curioso (via Digg)



Cid Gomes entrega 35 ambulâncias para o SAMU no Cariri nesta quinta-feira (20)


O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, fazem nesta quinta-feira (20), às 9h30min, no Palácio da Abolição, a entrega de 35 ambulâncias a 23 municípios integrantes do Polo III do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará). Serão entregues quatro Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis) e 31 Unidades de Suporte Básico, 25 delas com tração 4x4. O SAMU 192 - Ceará Polo III, com base operacional em Juazeiro do Norte, é formado por 49 municípios da Macrorregião de Saúde do Cariri e da região de Saúde de Tauá, garantindo cobertura à população de 1.516.626 habitantes. O serviço começou a operar durante a Operação Carnaval, em Juazeiro do Norte, com quatro ambulâncias e uma UTI móvel.

O SAMU 192 integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. No funcionamento da rede, o Ministério da Saúde doa as ambulâncias e o governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, faz a manutenção, pagamento formação dos profissionais e a aquisição de material médico hospitalar. Os municípios são responsáveis pelas bases de apoio onde ficam as ambulâncias. Com as 35 ambulâncias que serão entregues, o Polo III do SAMU 192 vai operar com mais da metade da frota prevista, de 65 veículos, sendo nove UTIs móveis e 56 unidades básicas. A liberação das 30 ambulâncias restantes pelo Ministério da Saúde ocorrerá na proporção em que os municípios liberarem os imóveis que servem de base de apoio do serviço.

Já o SAMU 192 – Ceará Polo I dá cobertura a 79 municípios do Litoral Leste, Litoral Oeste, Maciço de Baturité, Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza, com a renovação e ampliação da frota de ambulâncias em dezembro de 2013. A universalização da cobertura promovida pela Secretaria da Saúde do Estado se completará com a implantação do Polo III, com cobertura de 1.554.685 habitantes de 55 municípios da macrorregião de saúde de Sobral.

Como transporte sanitário, o SAMU qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

O SAMU 192 também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.


Assessoria de Comunicação da Sesa