O ato de bocejar é algo que sempre me intrigou.
Parece um comportamento inútil, mas provavelmente possui um significado ou função importante uma vez que até os peixes bocejam.
Bocejar gera uma reação em cadeia pois as pessoas que vêem alguém bocejando tendem a imitar esse comportamento. É algo comum, mas quando paramos para analisar é um tanto doido não?
Recentemente, li uma matéria no The Telegraph sobre estudos realizados pela Universidade Leeds, na Inglaterra, sobre esse gesto tão curioso. Os resultados sugerem que essa “imitação” involuntária pode dimensionar a empatia que você sente pelos outros. Ou seja, sua suscetibilidade ao bocejo contagioso pode demonstrar se você é capaz de perceber os sentimentos alheios para atender as necessidades emocionais dos que te cercam.
A empatia é a identificação mental que gera uma resposta afetiva de uma pessoa com o estado de ânimo de outra. Para comparar tal capacidade no estudo, os pesquisadores selecionaram 40 estudantes de psicologia e 40 estudantes de engenharia. Cada estudante teve que descrever os sentimentos que notou em fotos de olhos humanos na presença de uma assistente disfarçada que bocejava 10 vezes durante o teste.
Os estudantes de psicologia, já treinados para se concentrar nas emoções alheias, além de obviamente acertarem um maior número de emoções relacionadas as pessoas fotografadas, bocejaram em torno de 5 vezes de maneira contagiosa. Já os estudantes de engenharia, treinados para se concentrar em números e sistemas, acertaram 20% a menos imagens que seus concorrentes e bocejaram apenas uma ou nenhuma vez após a supervisora. Os pesquisadores consideraram que como quem tem grande empatia é sucetível ao bocejo,a recíproca é verdadeira e portanto assim analisável.
Esses resultados apóiam o que os neurologistas descobriram por meio das imagens do cérebro: o bocejo contagioso está associado às mesmas partes do cérebro que lidam com a empatia. Essas regiões, o lóbulo quadrado e o giro temporal posterior, estão localizadas na parte de trás do cérebro. E embora a relação entre o bocejo contagioso e a empatia tenha sido estabelecida, as explicações para isso ainda estão sendo investigadas.
Ficou curioso? Assista ao video abaixo e faça o teste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário