A segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) já está sendo disponibilizada em Crato. A vacinação é necessária para a adolescente garantir a proteção contra o câncer de colo de útero. Para alertar sobre a importância da vacinação, o Ministério da Saúde promove uma mobilização nacional, que visa incentivar pais e responsáveis a levarem suas filhas para tomar a segunda dose contra HPV.
A Secretaria Municipal de Saúde do Crato, por meio do setor de Imunização informa a nova etapa da vacinação já foi iniciada e que a vacina contra o HPV se tornou rotina nos Postos de Saúde, desde março. Mesmo assim, é muito importante que os pais levem suas filhas para tomarem a 2ª dose.
Segundo Silvanete Saraiva da Coordenação da Imunização da Secretaria de Saúde do Crato, cada jovem precisa tomar três doses para ficar totalmente protegida. Após a primeira dose é aplicada a segunda, seis meses depois, e a dose de reforço em cinco anos. “As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde e garantem a imunização contra quatro subtipos do HPV – 6, 11, 16 e 18”, esclarece.
Em 2014, o Ministério da Saúde preconizava que o município teria de vacinar 3.542 meninas na idade de 11 a 13 anos, 80% da população dessa faixa etária no Crato. A meta foi cumprida, foram imunizadas 81,89%, das meninas. Mas, houve uma diminuição em relação a segunda dose.
O HPV é um vírus sexualmente transmissível e é a principal causa do câncer do colo de útero - o terceiro tipo de tumor maligno mais freqüente entre as brasileiras A razão de imunizar uma população tão jovem é que a eficácia é maior quando o contato com o vírus ainda não aconteceu, ou seja, antes do início da vida sexual.
O Secretário de Saúde Lucimilton Macedo alerta que a eficácia da vacina contra o HPV se dá através das 3 doses. “Pais ou responsáveis procurem o posto de saúde mais próximo de sua residência e levem suas filhas para se imunizarem contra o HPV”, incentiva.
Assessoria de Imprensa/PMC
Curta nossa página no Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário